Cascais Crusaders vence Maia Mustangs e embola o Grupo Sul da Liga Portuguesa

Tiny conferiu mais um hat-trick para os Crusaders na LPFA. Foto Margarida Cautela

No último domingo (13), o Maia Mustangs recebeu a visita do Cascais Crusaders na partida de encerramento da semana 14 e da temporada regular da Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA). O duelo ocorreu no Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, em Maia. Os cruzados venceram os cavalos selvagens por 54 a 0.

Confira a classificação da Liga Portuguesa

Os Crusaders impuseram o seu ritmo de jogo e superiodidade técnica logo no primeiro quarto, quando o lineman #77 Cirilo Cruz, posicionado como running back e elegível, percorreu 1 yd para abrir a contagem de touchdowns. O kicker #21 Henrique Patrício conferiu o PAT. Na sequência, o wide receiver #12 Alexandre Álvaro recebeu um passe de 54yd do quarterback brasileiro #18 Thomas Primo para anotar o segundo TD da equipe. Patricio manteve a boa pontaria no extra point. Antes do término do período, o running back artilheiro #23 Juzz Tiny deixou sua assinatura ao percorrer 82yd e entrar na endzone. Desta vez, o special team de Cascais falhou na conversão de dois pontos.

No segundo quarto, Primo conectou o wider receiver #81 Duarte Cruz em um lançamento de 7yd para TD. Tiny completou com o 2pts conversion. Mais tarde, o próprio Tiny tratou de ampliar com mais seis pontos em uma corrida de 20yd. Ele mesmo conferiu o try. Há instantes de ir para o intervalo, o cornerback #90 Rui Costa recuperou um fumble do ataque maiato e retornou 45yd para touchdown. O try foi desperdiçado. 0-42.

Sem forças para esboçar uma reação, o quarterback dos Mustangs #7 João Mota não conseguia encaixar o game plan para seguir com a posse de bola. As esperanças dos mandantes se esvaiu com o hat-trick de Tiny, que correu 38yd para mais um touchdown. Patrício perdeu o chute de bonificação.

Para finalizar a conta, o defensive tackle #24 Wilson Rocha marcou o oitavo e último touchdown da partida. E mais uma vez, Patrício chutou para fora dos postes. Final 0-54.

A vitória deixa os Crusaders na terceira colocação do Grupo Sul com campanha 4-4. O elenco de Cascais empata em vitórias com o Algarve Sharks e o Lisboa Navigators, porém o time de Tiny perde nos critérios de desempate para os algarvios e fica a frente dos lisboetas. Mesmo com o triunfo diante dos maiatos, os Crusaders não estão classificados aos playoffs. De acordo com a Associação Portuguesa de Futebol Americano (AFPA), os cruzados terão de realizar um jogo extra contra os navs, em campo neutro para definir o time que avança à segunda fase.

Já o Maia Mustangs encerra a sétima edição do campeonato português na quinta colocação do Grupo Norte com retrospecto 1-7.