CBFA anuncia Gabriel Mendes como novo head coach do Brasil Onças

Gabriel Mendes passa de técnico do special team para o alto comando da Seleção Brasileira. Foto Jayson Braga

Na noite desta última sexta-feira (6), a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) anunciou a troca do comando na posição de head coach do Brasil Onças, sai Danilo Muller e entra Gabriel Mendes.

Mendes é treinador principal do Vasco da Gama Patriotas e atual campeão do Torneio Touchdown. O carioca também participou da comissão técnica da Seleção Brasileira na disputa da IFAF World Championship, disputada este ano em Canton/Ohio, nos Estados Unidos. Na ocasião, Gabriel foi coordenador do special teams.

A vaga aberta no ST do Brasil será preenchida pelo treinador Paulo Henrique “Tidus” Martins, que comanda a Lusa Lions. Já os cargos de coordenador ofensivo e defensivo permanecem os mesmos; Brian Guzman, do João Pessoa Espectros, no ataque, e o americano Clayton Lovett, na defesa.

— Como se vê pela escolha dos coordenadores de ataque e defesa, não estamos apagando tudo o que foi construído no último ciclo da seleção brasileira. Muito pelo contrário. Temos orgulho do grande trabalho que foi feito, que culminou com a classificação inédita do Brasil para a Copa do Mundo. Os coaches Brian Guzman e Clayton Lovett são, na minha opinião, os técnicos que mais entendem de ataque e defesa, respectivamente, no país. Todos que trabalham diretamente com eles reconhecem o alto nível de conhecimento, a dedicação, a capacidade organizacional e a paixão deles pelo esporte. O coach Paulo Henrique Tidus, por sua vez, representa a renovação da seleção (que será reforçada com a divulgação posterior dos outros novos nomes). Extremamente organizado, planejado e estudioso, coach Tidus chega para desenvolver o setor mais negligenciado do esporte no país (os times especiais) – escreveu Mendes em carta aberta.

Apesar de deixar o comando da seleção masculina, Muller segue nos planos da CBFA para o desenvolvimento do esporte no país. O paulista seguirá na posição de head coach da equipe feminina de flag football.

A CBFA informa que em breve serão anunciados os nomes da comissão técnica completa, que inclui as responsabilidades de assistentes técnicos, coordenadores de posição e gerentes regionais.

Confira a carta aberta de Mendes

Carta-pt1 Carta-pt2