Conheça um pouco mais da Gridiron Australia que organizará a 2019 IFAF World Championship

O roster do Outback Team Australia no mundial U19 no México em 2018. Foto Gridiron Australia/Divulgação

A Gridiron Australia é a entidade que regula o futebol americano na Austrália. Um equivalente à Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). Ela foi formada em 1996 e é reconhecida como uma associação esportiva pelo governo australiano e é membro da International Federation of American Football (IFAF).

Relembre como foi o encontro entre Brasil Onças e Outback Team Australia

A Gridiron Australia gerencia somente os times australianos de nível nacional, tais como as seleções masculinas e femininas em todas as idades. A cada dois anos chancela a competição nacional entre os estados membros. O mais próximo desta competição seria o Torneio de Seleções da CBFA.

Ao todo são sete estados membros filiados: Gridiron Australian Capital Territory, Gridiron New South Wales, Gridiron Queensland, Gridiron South Australia, Gridiron Tazmania, Gridiron Victoria e Gridiron West.

Há cerca de 70 programas de futebol americano na Austrália e que competem as ligas estaduais e a nacional. A Gridiron Australia estima que há cerca de 3.000 jogadores atuando no País.

Training camps regionais

Assim como a CBFA, a Gridiron Australia realiza camps regionais, uma vez que o território da Austrália é tão grande quanto o do Brasil. A próxima edição está agendada para o mês de fevereiro de 2019.

Os coaches do Outback executarão os combines nos sete membros filiados.

Australianos e a relação com a NFL

Os aussies são conhecidos mais pelo rugby e o aussie rules. Mas, ao longo das últimas três décadas, os australianos estreitaram a relação com a principal liga dos Estados Unidos: a National Football League (NFL).

23 australianos já passaram ou ainda estão ativos na NFL. Conhecidos por formar bons punters, os australianos estão ganhando um espaço maior entre outras posições, como é o caso do defensive end do Denver Broncos, Adam Gotsis. Ou a passagem do running back Jarryd Hayne no San Francisco 49ers. Atualmente, quatro aussies estão em rosters de franquias da NFL.

Jogando internacionalmente

Por serem profissionais, dificilmente defenderão o Outback no Mundial. Porém, outros australianos ganharam terreno nas principais ligas da Europa e Japão. Como é o caso do quarterabck Jared Stegman, que defende o time Asahi Beer Silver Star, na Japan X-League.

Com 28 anos, Stegman poderá mostrar gás no tanque, caso seja convocado a defender novamente o elenco australiano. Stegman é conhecido do Brasil Onças por liderar a unidade de ataque na vitória por 16 a 8, em 2015, na IFAF World Championship, em Canton/Ohio.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment