Coturno brilha e ajuda o Restinga Redskulls a chegar aos playoffs pela primeira vez

Este foi o primeiro encontro oficial entre as duas equipes. Foto Henrique Riffel

Neste domingo (1º), na única partida da semana 10 do campeonato gaúcho, o São Leopoldo Mustangs recebeu o Restinga Redskulls sonhando com a primeira vitória e a uma improvável classificação aos playoffs. Só que o domínio dos caveiras, liderados pelo head coach Paulo de Tarso, acabou com a festa dos cavalos selvagens. Em um hat-trick dobrado do running back #34 Pedro Gabriel – o Coturno – deu uma “coturnada” de 78 a 6. O duelo foi realizado no gramado do Nacional, em São Leopoldo.

Confira a classificação do campeonato gaúcho

A diferença técnica foi visível logo no primeiro quarto, em quatro drives, os Redskulls já tinham aberto uma diferença de 22 pontos. O primeiro touchdown veio através de um passe do quarterback #7 Rafael “Nego Darth” Rodrigues para o tight end #49 Jhonatan “Mau Mau” Penha de 11yd. Coturno anotou o 2pts conversion. Depois, a defesa pressionou o inexperiente quaterback mustang #16 Lucas Henrique Sost, o free safety #33 Clayton Reis interceptou e posicionou a equipe na linha de 3yd. Bastou uma corrida curta de Cortuno para ampliar a vantagem. O kicker #91 Alessandro Ferreira acertou o PAT. Na sequência, o defensive line #96 Gabriel Terra aproveitou o mau momento de Sost, abusou um vacilo do QB, interceptou e retornou 2yd para pick six. Ferreira converteu o extra point. Ainda no primeiro quarto – que foi longo, pois durou pouco ais de uma hora – Rodrigues ainda conectou o seu principal target, o wide receiver #81 Luguini Santos em um lançamento de 19yd. Ferreira acertou novamente o chute de bonificação. Com baixo rendimento no campo, o head coach dos mandantes, Ismael Ferreira, tratou de colocar o quarterback principal #9 Pedro Jaime no relvado. Jaime recuperava-se de uma lesão na mão, sofrida na partida contra o Porto Alegre Pumpkins. (0-29).

No segundo quarto, no primeiro hike, a dupla Rodrigues-Santos aumentou o placar em uma conexão de 14yd. Coturno anotou o try. Os Mustangs deram uma uma alegria a seu torcedor em dois snaps de big play seguidos terminados em touchdown. Jaime acertou um passe de 23yd para o wide receiver #81 Nataniel Regmont para touchdown. O kicker #36 Bernardo Fiusson não conseguiu acertar o extra point. Depois deste lapso dos donos da casa, Pedro Gabriel calçou o Coturno e marcou cinco touchdowns seguidos! – dois ainda neste período e mais três no terceiro. A sequência foi iniciada em uma big play de 52yd. A conversão de dois pontos terminou sem sucesso. Mais tarde, uma corrida curta e 2yd. Ferreira conferiu o XP. 6-50.

Na etapa complementar, uma jogada de 18yd para chegar a endzone. Depois, uma passada de 4yd até chegar a goal line. Para encerrar, uma corrida de 23yd, que foi completada com o try do próprio Coturno. Antes do final do terceiro quarto, Rodrigues lançou 36yd para o wide receiver #27 Deivid “Fera” Vini para touchdown. O último TD foi muito celebrado pela equipe, o que emocionou Fera.

Devido a diferença superior a 35 pontos, o referee Evandro Fernandes aplicou a mercy rule. O último quarto não teve pontuações. Final 6-78.

Com a vitória, o Restinga Redskulls encerra a temporada regular com campanha 2-2, na terceira colocação da Conferência Leste e conquista a classificação inédita aos playoffs do campeonato gaúcho. Esta a primeira vez que a equipe do extremo sul de Porto Alegre chega a pós-temporada de uma competição oficial. Os caveiras vermelhas entram como wildcard e esperam o adversário. Vale ressaltar que os Redskulls jogaram todas as quatro partidas como visitante, uma vez que o gramado do Cecores – também conhecido como Pampa – não está apto a receber jogos em razão das dimensões do campo.

Já o São Leopoldo Mustangs termina a sua segunda participação no certame estadual sem nenhuma vitória. Em cinco partidas na sua história no certame estadual (uma em 2015 e quatro em 2016), o elenco do Vale dos Sinos ainda não sabe o que é vencer. O time termina na lanterna do Leste com retrospecto 0-4.

Nota do editor: Um fato interessante é a manutenção do tabu dos Redskulls contra a equipe de São Leopoldo. O elenco de Restinga ainda não perdeu para os Guaranys/Mustangs se somados os encontros no pads.

Ouça as entrevistas pós-jogo de Paulo de Tarso e Lucas Bochi