FCFA anuncia fórmula e calendário da Copa Sul

A Federação Catarinense de Futebol Americano (FCFA) divulgou na noite desta segunda-feira (22) a fórmula de disputa e o calendário de jogos da Copa Sul. A terceira edição do torneio terá início em 11 de julho e final a ser realizada entre os dias 5 ou 6 de dezembro.

Sistema de Disputa

Na temporada regular, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro de suas respectivas divisões, sendo que ao final desta primeira fase irão garantir presença nos playoffs as seis melhores equipes classificadas.

Ao término da temporada regular serão apurados os dois primeiros colocados da classificação geral, os quais irão garantir vaga nas Semifinais.

Quanto ao terceiro colocado, este irá enfrentar o sexto colocado na classificação geral, já o quarto colocado irá enfrentar o quinto colocado na classificação geral. Essas partidas serão realizadas em turno único, na casa do time de melhor campanha.

Os confrontos das semifinais irão respeitar a seguinte ordem: o primeiro colocado geral irá enfrentar o time de pior campanha na fase regular, cabendo ao segundo colocado jogar contra a equipe restante.

Ex: Caso no confronto envolvendo o 3º e 6º colocado, o 6º colocado vença a partida caberá a este enfrentar o 1º colocado na semifinal, caso o vitorioso seja o 3º colocado, automaticamente o adversário do 1º colocado irá sair do WildCard envolvendo o 4º e 5º colocado.

A final da Copa Sul III 2015, será realizada no dia 5 ou 6 de Dezembro de 2015. Em caso de adiamento resta definida o final de semana seguinte: 12 ou 13 de Dezembro de 2015.

Regras gerais

– Os critérios de desempate para classificação geral adotados pelo Grupo Gestor da 3ª Copa Sul são:

1. Maior número de vitórias
2. Maior número de empates
3. Maior Saldo de Pontos
4. Maior número de pontos marcados
5. Sorteio

– Ficou definido, na Assembleia realizada em 15 de junho de 2015, que haverá aplicação automática da “Mercy Rule” nos casos em que no último quarto de jogo um time abra uma diferença igual ou superior a 35 pontos, permanecendo a sua aplicabilidade mesmo que a diferença seja reduzida, ante o fato da mesma já ter sido anunciada pela arbitragem.

– Caso ocorra W.O. o placar do jogo será 14-0.

– Não haverá tempo extra [OT] nos jogos da 3ª Copa Sul. Em virtude da falta de iluminação artificial na maioria dos campos e considerando o alto custo de energia elétrica com uso de refletores, os jogos empatados no final do 4/4 permanecerão empatados. Sendo este o segundo critério de desempate para a classificação dos times para a próxima fase.

– Todos os termos de organização e realização dos jogos foram definidos em Assembleia realizada no dia 15 de Junho com todos os representantes dos times e constam no Regulamento da 3ª Copa Sul de Futebol Americano aprovada pelos mesmos.

Confira o calendário

FCFA