FCFA divulga os grupos da 3ª temporada da Copa Sul

A Federação Catarinense de Futebol Americano (FCFA) divulgou na tarde desta última sexta-feira (19) as equipes participantes da terceira edição da Copa Sul. Nove times disputarão o título regional, sendo cinco de Santa Catarina, três do Rio Grande do Sul e uma do Paraná.

O atual bicampeão da competição, o Itapema White Sharks, não disputará esta temporada em razão de participar de um certame de nível nacional. Em 2014, o elenco do head coach Bertu Fernandez conquistou o vice-campeonato da Liga Nacional – que lhe dá direito de ascender a Superliga Centro-Sul.

Para este ano, o atual vice-campeão, o Criciúma Miners, do excelente defensive back Da’Ronte Smith, entra o como o forte candidato a conquista da competição. Entretanto, os carvoeiros terão pela frente o Gaspar Black Hawks, de Diogo Mafra, e a estreia do Camboriú Broqueiros, com um roster recheado de jovens promessas da seleção catarinense sub-20.

Já no Rio Grande do Sul, o Ijuí Dornes, de Uil Patrique e Renan “Boka” Jung, já conhece os atalhos do certame por ter sido o primeiro time gaúcho a desbravar o torneio catarinense, só que no percurso, o enxame terá de vencer o tradicional Santa Cruz Chacais, de Gustavo “Coia” Weiss, Jeancarlo Weschenfelder e Cleiton Paz, que busca se restabelecer como uma das maiores forças do Estado. Por outro lado, o Restinga Redskulls, do coach Paulo de Tarso, desponta como uma equipe promissora – até o momento, os caveiras vermelhas estão invictos no seu histórico.

Esta terceira edição terá o retorno de um time do Paraná – a última vez que isso ocorreu foi em 2013, quando o Ponta Grossa Phantons (atual Unicentro Knights) disputou e chegou ao vice-campeonato –, agora, o Curitiba Guardian Saints defenerá as cores da bandeira paranaense. O GS encabeça a divisão Paraná, junto com a tradicional equipe do Corupá Buffalos, que retoma a participar em campeonatos oficiais, e o jovem grupo do Itaiópolis Xoklens – estreantes em competições da FCFA.

Confira as divisões

Divisão Paraná

Curitiba Guardian Saints
Corupá Buffalos
Itaiópolis Xoklens

Divisão Santa Catarina

Criciúma Miners
Gaspar Black Hawks
Camboriú Broqueiros

Divisão Rio Grande do Sul

Ijuí Drones
Santa Cruz Chacais
Restinga Redskulls

A fórmula da disputa ainda não foi divulgada pela FCFA.