Fighting Frogs atropelam Outback Team Australia no IFAF World Championship

Yepmo foi novamente um dos destaques dos franceses. Foto USA Football/Divulgação

Na tarde deste domingo (12), os Fighting Frogs não tomaram conhecimento do Outback Team Australia e venceram o elenco da Oceania por 53 a 3. A partida válida pelo título do Grupo B e a vaga à semifinal do IFAF World Championship.

Em um início avassalador, assim como fora no confronto contra os brasileiros, a França abriu o placar na primeira campanha com um touchdown do wide receiver K. Mwamba, que recebeu um passe de 4yd do quarterback Paul Durand. Ainda no primeiro quarto, o kicker Alexander Sy tratou de ampliar a vantagem para 10 com um field goal de 37yd. 10-0.

No segundo quarto, os franceses tomaram conta as ações. O running back Stephan Yepmo anotou um touchdown em uma bela corrida de 43yd. Os australianos responderam com um field goal de 29yd de E. Kocwa. A partir daí, só o lado azul jogou. O kick returner Anthony Dable conquistou um TD em um retorno de 92yd. Logo depois foi a vez da defesa forçar um safety, e a três minutos do intervalo, Yepmo marcou seu segundo touchdown. Sy acertou todos os PATs. 33-3.

Na etapa complementar, o head coach Patrick Esumé tratou de rodar o seu roster para poupar os atletas para a semifinal. No derradeiro quarto, o running back N. Khanda protagonizou no ataque francês, o jogador anotou dois TDs seguidos, um de 88yd e o outro de 1yd. Sy perdeu a chance de manter o 100% nos extra points ao errar na segunda tentativa do quarto quarto. Os pontos finais vieram com o receiver R. Bertellin, que recebeu um lançamento de 6yd para touchdown do quarterback P. Mattison. Sy fechou a conta com o xp. Final 53-3.

Com o segundo resultado positivo, o ataque dos sapos lutadores soma 73 pontos.

— Nós colocamos um pé no acelerador e não paramos mais, Nós queremos mostrar que os franceses sabem jogar futebol americano. Isso nós relaxa. Então podemos fazer o que queremos e ser o melhor ataque — comentou o MVP da partida Anthony Dable.

Agora, a França encara o USA Football, que derrotou o Japão por 43 a 18. O confronto está marcado para a quarta-feira (15), às 20h no horário de Brasília. Já o Japão terá de enfrentar o México na outra semifinal, também na quarta, mas às 16h30 no horário de Brasília.