Head coach Brian Guzman fecha contrato com a Universidad de las Americas de Puebla

Guzman é o segundo brasileiro a embarcar para o México em 2015, o primeiro foi o defensive back Raphael da Cruz (Correcaminos UAT). Foto Anderson Silva

O título brasileiro do João Pessoa Espectros começa a render frutos para seus protagonistas. O técnico campeão Brian Guzman foi contratado pela Universidad de las Americas de Puebla (UDLAP), para integrar a comissão técnica da equipe dos Aztecas.

Os Aztecas participam da Conferencia Premier de Fútbol Americano, formada por equipes da Comisión Nacional Deportiva Estudiantil de Instituciones Privadas (Conadeip), uma competição que rivaliza com a Onefa – a principal liga mexicana.

Brian será assistente do head coach americano Eric Fisher. Os Aztecas foram fundados em 1947 e já ganharam oito títulos nacionais na Onefa e Conadeip em 15 finais uzuisputadas. É o atual vice-campeão da Conferencia Premier, quando foi derrotado pelo Borregos Monterrey, por 33 a 23.

Brian conta que os contatos com a universidade começaram em janeiro deste de 2015. Em novembro foi feita a oferta inicial, com a criação da posição de assistente graduado na comissão técnica; e em dezembro, já depois do título brasileiro com os Espectros, veio a proposta final com a confirmação de uma bolsa de estudos para o mestrado na UDLAP.

— Pessoalmente é a realização de um sonho. Desde que me formei, em 2011, uma das minhas grandes metas pessoais era conseguir fazer meu mestrado fora do país. O que eu nunca imaginei é que essa oportunidade viria através do futebol Americano — contou Brian.

Nos Espectros, o clima é de alegria pela conquista pessoal do treinador.

— Ficamos muito contentes com a notícia. Claro que num primeiro momento bateram algumas incertezas, mas logo em seguida pensamos que este é um caminho natural — falou o diretor de futebol Americano, Diego Martins.

— Essa conquista, fruto da dedicação pessoal de Brian, também tem um pedacinho de responsabilidade de cada pessoa que faz parte da organização. Então é uma conquista dos Espectros como um todo — complementou o presidente do clube, Guto Sousa.

Os Espectros já tem um substituto

A diretoria do João Pessoa Espectros não perdeu tempo e já anunciou o substituto de Brian Guzman, trata-se do atual coordenador ofensivo da equipe, Kevin Veloso, que também é assistente de Brian no Brasil Onças.

Para o diretor de futebol americano, Diego Martins, Kevin está pronto para assumir o desafio de comandar os atuais campeões brasileiros e levá-los a mais um título nacional.

— Kevin está indo para o quarto ano conosco. Ele cresceu muito como treinador este ano e ganhou bastante experiência não apenas nos Espectros, mas também como assistente na Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo nos Estados Unidos. Já iniciamos o planejamento para 2016 e montaremos um elenco ainda mais competitivo para dar ao novo treinador todas as ferramentas que ele precisa para realizar um bom trabalho.

O presidente Guto Sousa concorda e revela que a indicação partiu do próprio Brian.

— Quando nos comunicou sobre a possibilidade da sua saída, pedimos uma indicação a Brian e ele deixou claro que Kevin era o melhor nome, não apenas por conhecer os atletas e o esquema tático, mas por ter aprendido este ano todas as nuances do trabalho de um técnico principal numa equipe de futebol americano, que vai muito além de treinar os atletas, é um trabalho de gestor de pessoa e processos — completou.