Itaiópolis Xoklengs vence Curitiba Guardian Saints e embola a Divisão Paraná da Copa Sul

#85 Semmer celebra com os companheiros e a torcida um dos TDs dos Xoklengs. Foto Sabrina Santos

Na partida de abertura da rodada 4 da Copa Sul, os Xoklengs receberam a visita do Curitiba Guardian Saints, no estádio 16 de Abril, nesse último domingo (30). Em um jogo aberto, disputado e com um grande duelo entre os quarterbacks #99 Adrian (Xoklengs) e #18 Menon (Guardian Saints), os mandantes saíram com a vitória apertada em 22 a 18. A vitória dos catarinenses embola a disputa por uma vaga aos playoffs da Divisão Paraná.

Veja a tabela de classificação da Copa Sul

Em um primeiro quarto dominado pelas defesas, o placar não saiu do zero, erros de snap, fumbles e interceptações marcaram o período. No início do segundo quarto, os Xoklengs abrira o placar com o wide receiver #86 William, que recebeu um passe de 36yd do quarterback #99 Adrian para touchdown. O próprio Adrian tratou de botar mais dois pontos na conta dos indígenas. Já no two minute warning, os visitantes descontaram com um touchdown anotado pelo quarterback #18 Menon em uma corrida de 14yd. O special team do Paraná desperdiçou a chance do 2pts conversion. 8-6.

Na etapa complementar, o elenco de Itaiópolis ampliou a vantagem com mais um TD, desta vez, marcado pelo receiver #85 Carlos Eduardo Semmer, em lançamento de Adrian de 27yd. O kicker #87 Giácomo completou o PAT. Os Saints trataram de responder logo em seguida, com mais um TD de Menon corrido, o QB percorreu 10yd para ultrapassar a goal line. E novamente, o PAT foi perdido.

Ainda no terceiro Q, o trio Adrian-William-Giácomo trataram e colocar mais sete pontos para os Xoklengs. Em uma bela execução de screen pass, Adrian conectou William na linha de 29yd do campo de defesa, o WR driblou a defesa adversária para chegar livre até a endzone. Giácomo mandou a bola entre as traves.

A reação dos visitantes deu-se na campanha seguinte, em uma corrida de 6yd do running back #80 Olivair “Manchete” Bardini – nos outros jogos, Olivair atuaou com a camiseta #29. O xp foi bloqueado pela defesa dos Xoklengs.

No último quarto, os mandantes procuraram controlar o relógio. Os visitantes buscaram a virada, quando Menon liderou o ataque até a redzone. Entretanto, a defesa dos catarinenses conseguiu impedir o avanço em uma quarta descida para forçar um turnover. Com poucos minutos no cronômetro, os Xoklengs abusaram das jogadas terrestres para garantir a vitória dentro de casa. Final 22-18.

Mesmo com o resultado favorável, os Xoklengs empatam com os Guardian Saints com campanha 1-2, mas seguem na última colocação da Divisão Paraná pelo saldo de pontos. O próximo compromisso dos indígenas será no dia 3 de outubro, quando viajam a Corupá para encarar os líderes Buffalos (2-0). Já os paranaenses voltam a campo um pouco antes, no dia 20 de setembro quando recebem a manada do Vale do Itapocu, em Curitiba.

Confira o confronto entre Xoklengs vs. Guardian Saints