Lisboa Devils anuncia contratação de tight end ex-Tampa Bay Buccaneers

Collin Franklin enquanto atuava pelos Bucs, na NFL. Foto Franklin/Europlayers

A diretoria do Lisboa Devils anunciou a contratação do americano Collin Franklin para a disputa da Liga Portuguesa de Futebol Americano na temporada 2015/2016. O tight end passou pela Iowa State University, onde jogou pelos Iowa State Cyclones. Depos de formado, assinou com o New York Jets como undrafted agent, particiou do practice squad do roster de NYJ, logo em seguida foi cortado e fechou acordo com o Tampa Bay Buccaneers, onde jogou em duas oportunidades na temporada 2011. Após a NFL, Franklin fez parte do roster do Orlando Predators, na Arena Football League.

O jogador tem origens na California e os primeiros passos no futebol americano foram passados no high school relativamente perto de sua casa no Simi Valley, no Golden State – como também é conhecido o estado californiano.

Pelos Devils, o atleta de 1,96m e 110kg jogará na posição de tight end e wide receiver e se juntará ao compatriota e running back Malcolm Gasque, que já está em solo português. De acordo com o presidente da equipe, Duarte Hipólito Carreira, os americanos auxiliarão no desenvolvimento técnico do elenco lisboeta.

— Este verão investimos em proporcionar ainda mais conhecimento aos nossos jogadores, por isso assinamos com dois jogadores norte-americanos, um deles antigo jogador dos Tampa Bay Buccaneers, Collin Franklin. Convém sublinhar que nunca em Portugal houve um antigo jogador profissional a alinhar por alguma equipe do nosso campeonato — contou Carreira.

Tanto Franklin quanto Gasque ficarão até o final da temporada da Liga Portuguesa, o que inclui participação nos playoffs, caso o lado rubro-negro da capital de Portugal alcance a post season. O primeiro compromisso do Lisboa Devils será no dia 6 de dezembro, contra o rival e atual hexa campeão português, o Lisboa Navigators.

Vale ressaltar que o roster dos Devils já conta com outros estrangeiros, entre eles um brasileiro, um japonês, um angolano, um são tomense e um francês – que já foi convocado para os Fighting Frogs.

— O Collin vem para cá porque temos um projeto atrativo, com boas condições. Temos um treinador canadense (Anthony Skinner) que já treinou uma equipe campeã europeia, os Calanda Broncos da Suíça, e que dispõe de muitos contatos. E não esqueçamos que para muitos americanos somos um país quase tropical — expliou Carreira.

Highlights e Franklin pelos Cyclones

Confira o calendário de jogos dos Devils na LPFA VII

6.12.2015 – Lisboa Navigators vs. Lisboa Devils – Lisboa
19.12.2015 – Lisboa Devils vs. Cascais Crusaders – Lisboa
9.1.2016 – Lisboa Devils vs. Lisboa Navigators – Lisboa
17.1.2016 – Algarve Sharks vs. Lisboa Devils – Faro
6.2.2016 – Cascais Crusaders vs. Lisboa Devils – Cascais
14.2.2016 – Lisboa Devils vs. Algasrve Sharks – Lisboa