Lisboa Navigators derrota Braga Black Knights e ainda sonha com os playoffs

#14 Monteiro conectou 4 passes para TD ao Lisboa Navigators. Foto Black Knights/Divulgação

Duas equipes que ainda não haviam vencido na temporada 2017/2018 da Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA) tiveram a oportunidade de tirar o zero da campanha. Neste último sábado (9), pela semana 6 da competição nacional, o Braga Black Knights recebeu a visita do Lisboa Navigators no Campo Mata da Ordem, em Braga. Os lisboetas bateram os bracarenses pelo placar de 28 a 6 de virada. Com grande destaque para o quarterback #14 André Monteiro e wide receiver #80 Bruce Furtado, que anotaram todos os touchdowns dos navs.

Saiba como esta a classificação da Liga Portuguesa



Com um ataque mais equilibrado no início da disputa, os Knights abriram o placar logo no segundo hike do primeiro quarto, quando o signal caller brasileiro #2 Jalder Santos conectou o wide receiver #18 Manuel Carvalho em uma big play de 70yd para touchdown. O special team da casa desperdiçou o try.

No segundo período, o cenário para o elenco de Braga ficou ruim. Santos lesionou o joelho e ficou de fora o resto da partida. Em seu lugar entrou o backup, o running back #92, João Carvalho. A virada de Lisboa se deu ainda no primeiro tempo, quando Monteiro encontrou Furtado para o primeiro touchdown. O running back #10 Alexander Campbell completou com a conversão do try. 6-8.

Na etapa complementar, os Navigators aproveitaram deslizes dos Knights para ampliar a vantagem com mais dois touchdowns seguidos da dupla Monteiro-Furtado. Campbell conseguiu o seu segundo 2pts conversion na primeira tentativa. A segunda encerrou sem sucesso.

No andamento do último quarto, Monteiro e Furtado visitaram a endzone pela última vez. Novamente o special team perdeu o PAT. Com três posses de bola a frente, o roste alviceleste controlou o relógio para garantir o primeiro triunfo na época. Final 6-28.

— O futebol americano em Portugal está a evoluir a passos largos é pelo simples facto de se estar cada vez mais a afastar de brilhos individuais e cada vez mais a apontar para um todo colectivo funcional e dominante. Os Black Knights e o head coach Michael Andrzewesky fizeram o trabalho de casa e conseguiram impedir uma das armas ofensivas mais capazes dos Lisboa Navigators, o nosso tight end, Nelson Fidalgo. Ele não foi capaz de progredir em campo de todo esta partida, foi um shutdown muito bem feito, a questão fulcral é que somos um todo e não dependemos exclusivamente de nenhum elemento, e facilmente contornou se esta adversidade. Os Black Knights são uma equipa disciplinada e educada, sem faltas mal intencionadas, nem confusões entre jogadores, é sempre um jogo extra conferência que nos deixa empolgados, ainda acima disso, tendo em conta que o último jogo contra eles termos saído derrotados — comentou Campbell.

O resultado aproxima o Lisboa Navigators da zona de classificação aos playoffs. O time ocupa a quarta colocação do Grupo Sul com 1-3. O próximo adversário será o estreante Évora Eagles (0-3). O encontro está agendado para o dia 7 de janeiro, em Lisboa.

Enquanto que o Braga Black Knights segue na lanterna do Grupo Norte com campanha de 0-4. O time negro tentará a reabilitação no dia 6 de janeiro de 2018, quando recebe o Paredes Lumberjacks (0-3), em Braga.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.