Outback Team Australia volta a vencer no IFAF World Championship após um hiato de 16 anos

Stegman foi eleito o MVP do confronto. Foto IFAF/Divulgação

Na partida de abertura da quinta edição do IFAF World Championship, o Outback Team Australia derrotou a Coreia do Sul por 47 a 6. O confronto ocorreu no tradicional Tom Benson Hall of Fame Stadium, em Canton/Ohio.

Esta foi a primeira vitória da Austrália na Copa do Mundo depois de um hiato de 16 anos. A última conquista foi contra a Finlândia por 10-7, na primeira edição, na Itália em 1999.

— Vir e competir neste nível requer um grande esforço de muita gente. Unir estes jovens e atuar deste jeito me dá uma sensação boa. Isso me faz voltar a ’99, estou extasiado por ganhar este jogo — contou o right tackle Jason Aslimoski, que jogou aquela partida.

Em um início de duelo com surpresas pelos aussies, o quarterback Jared Stegman foi interceptado pelo defensor Yeo Bong Do que retornou e anotou o pick six. Porém o kicker S. Ho Cheol falhou na conversão do PAT.

A partir do susto sofrido no primeiro quarto, os comandados de John Leijten aplicaram 47 pontos seguidos nos asiáticos. O pesadelo dos sul-coreanos iniciou com um touchdown do running back N. Lansdel. No drive seguinte, Stegman conectou o wide receiver T. Garnham em um passe de 23 para TD. Quando recuperou a posse, Stagman encontrou D. Strickland em um lançamento de 6yds e sem marcação para TD. Todos os PATs foram convertidos pelo kicker E. Kocwa. O próprio kicker ainda marcou um field goal de 27yds para deixar o placar em 24-6 antes do intervalo.

Na etapa complementar, Stegman passou para M. Riles, que anotou o quarto touchdown do elenco da Oceania, em uma corrida de 1yd. Strickland marcou o sétimo TD em um passe de 28yds. A defesa australiana ainda forçou um safety após um fumble dos coreanos – J. Hong Duck coreu para a lateral de sua própria endzone.

No último quarto, o running back Conor Foley marcou uma bela corrida de 52yds para ultrapassar a goal line e decretar a vitória da Austrália no Mundial. Kocwa manteve os 100% de aproveitamento no extra points. Final 47-6.

Stegman foi eleito o MVP da partida, ele anotou 11 de 13 passes para 133yds, quatro touchdowns e duas interceptações, além de correr em dez oportunidades e marcar 50yds.

— Estou muito orgulhoso deste time. Na última semana, a imprensa me perguntou: ‘qual era a nossa maior força?’, respondi: ‘em qualquer esporte, a maior força da Austrália é o espírito de luta — explicou o head coach Leijten.

Com o resultado, os australianos encaram os Fighting Frogs da França – que venceu o Brasil Onças por 31-6 – por uma vaga à semifinal. Já a Coreia do Sul duela contra o Brasil.