Poder público torna Cuiabá Arsenal utilidade pública no município

Jogadores e dirigentes passam atividades ao público próximo da Arena Pantanal. Foto Arsenal/Divulgação

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), sancionou nessa quarta-feira (16) a Lei de Nº 6.049/2016, proposta pelo vereador Juca do Guaraná Filho (PT do B), que declara a Associação Atlética Cuiabá Arsenal (AACA) como uma entidade de utilidade pública. Devido as práticas sociais, assistenciais e culturais exercidas, pelo clube de futebol americano, desde a fundação em abril de 2006. Reconhecendo as diversas contribuições da instituição ao município de Cuiabá.

De acordo com o legislador municipal, Juca do Guaraná Filho a propositura manifesta apoio para uma entidade com notórios serviços prestados à coletividade. O que atende ao interesse público por incentivar que outras associações trabalhem da mesma forma. E, ainda segundo o vereador, o projeto respeita as regras estipuladas pela Lei Nº 3.158/93, que disciplina a declaração de utilidade pública, e que exige como pré-requisito, por exemplo, ser entidade sem fins lucrativos.

— Tenho acompanhado as ações do Cuiabá Arsenal. Percebo que exercem um papel pioneiro no esporte mato-grossense e brasileiro. Vejo que levam a modalidade de futebol americano, com todos os princípios éticos, para as populações carentes. Incluindo indivíduos e ensinando o valor do trabalho em equipe, do respeito a hierarquia, ao próximo e da diversidade e dignidade humana. Sem quaisquer restrições de biótipo físico e raça ou cor — pondera Juca Filho.

Dentre os esforços da associação, o vereador destaca como modelos a escolinha para crianças carentes na comunidade do Residencial Coxipó, o time sub-19 para adolescentes da baixada cuiabana, a equipe feminina para moças, as oportunidades de bolsa de estudos para jovens nos Estados Unidos e o programa de resgate de menores infratores do Complexo Pomeri. Segundo ele, esses são alguns dos motivos que dão base para a declaração de que o Cuiabá Arsenal é útil ao povo.

Para o presidente do Arsenal, Paulo Cesar Machado, essa declaração de utilidade pública reconhece o empenho do clube em colaborar com os demais entes da sociedade. Na construção de uma cidade, um estado e um país melhor. E, segundo Paulo, o documento chega como retribuição ao apoio de jogadores, diretores, patrocinadores, familiares e torcedores que sempre acreditaram no Cuiabá Arsenal, dentro e fora do campo.

— Temos trabalhado com esmero e tenacidade para recompensar nossa rede de parceiros. Nunca perdemos de vista de que precisamos agradecer com ações àqueles que confiam e contam com nossas iniciativas. Desde os mais dedicados atletas, os parentes, os gestores e patronos. Como a cooperativa Sicredi, a GTX Sports, a academia Phídias e outros que já contribuíram para nosso crescimento. Recebemos esse atestado e o dedicamos para essas pessoas — diz Paulo Cesar.

Texto Junior Martins/Arsenal