Por um safety, Santa Cruz Chacais garante o placar mínimo para derrotar o Bento Gonçalves Snakes

Com muitos erros de FGs, a defesa dos Chacais garantiu a vitória pelo menor placar. Foto Enio Bianchetti

Na tarde deste domingo, o estreante Bento Gonçalves Snakes recebeu o atual campeão da Copa Sul, o Santa Cruz Chacais, no arranque de encerramento da semana 4 do campeonato gaúcho. O confronto ocorreu no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. Os visitantes venceram o encontro pelo placar mínimo de 2 a 0, algo inédito na história do futebol americano no Rio Grande do Sul. O jogo também registrou o recorde de público em todas as edições do certame gaúcho, cerca de 2200 pessoas assistiram à partida – a antiga marca pertencia ao Gaúcho Bowl VII, na vitória do Juventude sobre os Pumpkins, no Complexo Esportivo da PUCRS, onde 1900 pessoas assistiram a final.

Confira a tabela de classificação do campeonato gaúcho

Em um duelo equilibrado no primeiro quarto, os Chacais tiveram a chance de abrir o score com um field goal pelo kicker #1 Diego Goulart, porém, o chute foi para fora. No segundo período, o backup quarterback #10 Lucas Oliveira sentiu a pressão da defesa dos Snakes e acabou interceptado. Antes do término do primeiro tempo, os mandantes desperdiçaram a oportunidade de tirar o zero do placar com um chute perdido do kicker #12 Igor Rosa em uma tentativa de field goal. 0-0.

Na etapa complementar, Goulart perdeu mais uma chance de por os Chacais a frente, o kicker mandou a bola no poste. Na sequência, a defesa visitante forçou o tackle dentro da endzone adversária para marcar o safety e tirar finalmente o zero do placar. 0-2.

Com a entrada do último quarto, a matilha gaúcha chegou a redzone, mas Oliveira foi interceptado outra vez. Com mais empenho, os Chacais chegaram a redzone dos Snakes em outra oportunidade, a 3yd da goal line, o elenco de Santa Cruz do Sul chegou a marcar o touchdown, entretanto, erros e faltas minaram a campanha para marcar o primeiro TD da partida. Com problemas no special team, Goulart perdeu o terceiro FG seguido, a chance foi de 26yd.

Ainda restavam 30 segundos para o fim da partida, quando arriscou um field goal de 50yd, só que os defensores dos Chacais conseguiram bloquear o chute de Rosa. Restou ao Oliveira ajoelhar no drive seguinte para decretar a vitória dos Chacais. Final 0-2.

A vitória apertada dos Chacais coloca a equipe junto a liderança da Conferência Oeste com campanha 1-0. Porém, o time comandado pelo coach Jeancarlo Weschenfelder perde no saldo de pontos para o Santa Maria Soldiers (1-0). A matilha gaúcha volta ao relvado no dia 9 de abril, quando recebe o Ijuí Drones (1-1), em Santa Cruz do Sul.

Já os Snakes estreiam com derrota em competições oficiais e ocupam a quarta posição do Oeste (0-1). Em sua curta história, o elenco comandado pelo head coach Gustavo Rech soma uma vitória em amistoso, contra o São Leopoldo Musntags por 12-0, nesta pré-temporada, e a derrota deste domingo. Os repteis da Serra Gaúcha tentarão a reabilitação no dia 3 de abril, quando enfrentam os Soldiers, em Bento Gonçalves.

Assista o confronto entre Snakes vs. Chacais