Porto Alegre Pumpkins atropela São Leopoldo Mustangs no campeonato gaúcho

#16 Telles corre para marcar o quinto TD dos Pumpkins. Foto Rui Webb

Na tarde deste sábado (12), no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, o Porto Alegre Pumpkins atropelou o São Leopoldo Mustangs por 74 a 0, na partida de abertura da semana 4 do campeonato gaúcho. Este duelo marcou o primeiro encontro de um jogo oficial entre as duas equipes – até então os abóboras e os cavalos selvagens tinham realizado um scrimage juntos.

Confira a tabela de classificação do campeonato gaúcho

Em um começo avassalador, os Pumpkins tiveram uma campanha de 100%, onde todos os drives terminaram em touchdowns, só no primeiro quarto. O placar foi aberto em uma conexão de 7yd do quarterback #7 Antonio Freire para o receiver #15 Thuan Lemos. Na sequência, Freire encontrou o seu principal alvo, o wide receiver #87 Pedro Boni em um passe de 48yd para TD. Ambos os PATs foram desperdiçados pelo kicker #89 Luã Fontoura. Com a posse de bola em mãos, Freire achou Lemos em fly de 31yd para touchdown. Para encerrar o período, Freire lançou 30yd para Boni anotar o quarto tento dos mandantes. Desta vez, os dois extra points foram convertidos por Fontoura. 26-0.

No segundo quarto, com pouco mais de um minuto jogado, o running back #16 Jardel Telles furou a defesa dos visitantes e percorreu 3yd para marcar mais seis pontos. O xp foi convertido por Fontoura. Logo depois, foi a vez do RB #25 Thiago Maha – que retornou de uma lesão no joelho e ficou nove meses sem jogar – que correu 9yd para marcar o sexto TD dos Pumpkins. Fontoura mandou para fora o chute de bonificação. Antes do término do primeiro tempo, Freire lançou 4yd para o wide receiver #88 Vinícius Bergmann entrar na endzone. O kicker reserva #24 Felipe Medeiros acertou o point after touchdown. 46-0.

Após o intervalo, Telles ultrapassou a goal line pela segunda vez. Fontoura não teve êxito no PAT. Mais tarde, o rookie wide receiver #98 João Pedro Amaral recebeu a bola de Freire, em um lançamento de 27yd. O receiver aproveitou a sua altura para capturar a bola no ponto mais alto. A tentativa de try terminou sem sucesso. Há poucos instantes do final do terceiro quarto, o linebacker americano #37 Joe Palano – que havia iniciado a carreira nos Mustangs – interceptou o backup quarterback #4 Márfio Harff e retonrou para pick six. A defesa dos Mustangs conseguiu bloquear o chute de Fontoura. 64-0.

Com a defesa em alta, o linebacker #55 Rafael Xavier derrubou Harff dentro da endzone do elenco do Vale dos Sinos para marcar o primeiro safety do jogo. Na sequência, o QB reserva dos abóboras #9 Jorge Borgonhi passou para Bergmann marcar o seu segundo TD na partida e o décimo primeiro dos Pumpkins. Fontoura encerrou a sua participação com um chute para fora. Os pontos finais chegaram em um novo safety anotado pela defesa dos Pumpkins em um retorno de kickoff. Final 74-0.

A vitória na estreia do campeonato gaúcho de 2016 coloca o Porto Alegre Pumpkins na liderança da Conferência Leste com campanha 1-0. Os porto-alegrenses dividem o posto com o Juventude (1-0) e o Porto Alegre Bulls (1-0), porém, fica a frente pelo saldo de pontos. Os laranjas voltam a campo no dia 2 de abril, quando encara os touros vermelhos, na capital gaúcha, como visitantes.

Já o São Leopoldo Mustangs dá praticamente adeus aos playoffs com a segunda derrota seguida. O elenco do Vale dos Sinos ocupa a lanterna do Leste com 0-2. Os comandados de Marcelo Becker tentarão a reabilitação no dia 10 de abril, quando recebe o Juventude, em São Leopoldo.

— Foi um jogo muito complicado para a gente. O físico deles [Pumpkins] é melhor do que o nosso. Mostramos evolução na técnica, mas perdemos o jogo no confronto físico. Para o próximo jogo teremos o retorno de alguns jogadores e vamos inscrever outros para melhorar o time — resumiu o Becker.

Ouça a entrevista pós-jogo de Thiago Maha

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/251573575″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Assista o confronto entre Pumpkins vs. Mustangs