Santa Maria Soldiers vence o Ijuí Drones na abertura do campeonato gaúcho

#5 Wagner Freitas foi um comandantes da vitória dos Soldiers contra os Drones. Foto Germano Molardi/Radar Esportivo/UFSM

Depois de uma forte chuva que atingiu Santa Maria na sexta-feira (19), o forte calor tomou conta na cidade na tarde deste sábado (20), no dia da abertura do campeonato gaúcho, na partida entre Santa Maria Soldiers e Ijuí Drones. Os donos da casa bateram o rival do Noroeste do Rio Grande do Sul por 35 a 7. O encontro ocorreu no Estádio Presidente Vargas.

Confira a tabela de classificação do campeonato gaúcho

Logo na primeira campanha, o safety #24 Fabrício Ziegler interceptou o quarterback #1 Uil Patrique e retornou 40yd para pick six. O kicker #31 Maurício Faé completou com o PAT. No drive seguinte, os Soldiers ficaram a 1yd da goal line, porém, um fumble no handoff dos mandantes foi recuperado pelo defensive back #23 Renan “Boka” Jung, para dar uma sobrevida aos Drones. De volta com a posse de bola, o quarterback #5 Wagner Freitas conectou o wide receiver #25 Alexandre “Dhalsin” Macagnan em um passe de 5yds para touchdown. Faé chutou para fora o extra point. Com uma secundária dominante, o cornerback #38 Giovani Carlesso interceptou Uil; Freitas lançou para o tight end #49 Tiago Cavalheiro para anotar o touchdown do exército gaúcho. A conversão de dois pontos veio em um passe de Freitas para o running back #32 Guilherme Busanello. 21-0.

No segundo quarto, os Drones chegaram a redzone dos Soldiers pela primeira vez. Em uma terceira para 13, o backup QB #16 Paulo Tiecher correu até a endzone para descontar no placar. O kicker #5 Fonseca conferiu o chute de bonificação. Com problemas no sistema aéreo, Uil sofreu a quarta interceptação e a terceira de Ziegler. 21-7.

No retorno do intervalo, Freitas carregou o time na redzone em sua primeira posse. O próprio QB tratou de correr 2yd para anotar o quarto touchdown dos Soldiers. Faé mandou a bola entre as traves. Ainda no terceiro quarto, o head coach Gustavo Petter promoveu a entrada do quarterback reserva #16 Rafael Portela, o jogador encontrou Bussanelo livre de marcação, o RB percorreu 60yd para marcar o quinto TD de Santa Maria. Faé conferiu o extra point. 35-7

Com problemas defensivos e pouca produção no ataque, os comandandos do head coach Eduardo Mundstock não conseguiram superar a defesa dos Soldiers, tanto que ao final da partida, a secundária do elenco verde-negro somou seis interceptações: três de Uil e três de Tiecher. Final 35-7.

Com o resultado, o Santa Maria Soldiers lidera a Conferência Oeste com campanha 1-0. O próximo compromisso será no dia 20 de março, quando visita Venâncio Aires para enfrentar os Bulldogs (0-0).

Já os Drones ocupam a lanterna com retrospecto 0-1. O enxame gaúcho volta ao relvado no dia 5 de março, quando recebe o Venâncio Aires Bulldogs, em Ijuí.

Apesar da vitória em casa, os jogadores de ataque dos Soldiers reclamaram de alguns erros cometidos pela equipe.

— Teremos um mês para ajeitar o que estamos errando. A nossa secundária foi bem, mas precisamos diminuir os nossos erros — comentou o receiver Macagnan.

— Acho que foi um jogo bom, conseguimos sair com a vitória. Cometemos alguns erros bobos, mas acho que o time está alinhadinho no campeonato – comentou o wide receiver Douglas Elesbão.

Já o backup quarterback dos Drones, Tiecher, o time precisa melhorar o desempenho para buscar a primeira vitória da equipe da historia no certame gaúcho, diante do time de Venâncio Aires.

— Agora é trabalhar bastante, temos mais um jogo no dia 5 contra os Bulldogs e buscar a vitória. Tivemos bastante erros por desconhecimento [das regras], em razão de ter muita gente nova — explicou Tiecher.

Assista o compacto de Soldiers vs. Drones