Seleção Brasileira estreia no IFAF World Championship

Danilo Muller comandou um treinamento já em Ohio. Foto Victor Francisco/Salão Oval

O capítulo mais importante na história do futebol americano no Brasil está próximo de ser escrito. Nesta quinta-feira (9), a Seleção Brasileira inicia sua primeira participação no IFAF World Championship, disputada na cidade de Canton, Ohio, nos Estados Unidos. Pelo Grupo B da competição, o Brasil estreia contra os Fighting Frogs da França, às 16h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Watch ESPN, que terá sinal aberto durante a competição. O palco da partida será o lendário estádio Tom Benson Hall of Fame, cenário mundial mais importante do futebol americano.

Para garantir a vaga no Mundial, o Brasil Onças, superou o Panamá por 26 a 14 em partida eliminatória no início do ano, jogado na Cidade do Panamá. No Grupo B do torneio, ao lado da França, adversária na estreia, Outback Team Austrália e Coreia do Sul, o selecionado brasileiro desembarcou na cidade-sede na última terça-feira (7), e treinou na manhã desta quarta-feira. A movimentação foi importante para os jogadores se adaptarem ao clima que encontrarão na partida desta quinta-feira.

— Chegamos e encontramos uma temperatura média de 18°C, mesmo sendo verão por aqui. Temos atletas de diferentes lugares do Brasil, então uns já estão acostumados ao clima, mas outros não. Treinar na cidade do torneio foi bom para já nos adaptarmos com o que vamos encontrar daqui em diante. O grupo reagiu muito bem, treinou com muita vontade e vamos nos entregar ao máximo para bater a França —, conta o head coach da Seleção Brasileira, Danilo Muller.

A delegação brasileira se prepara para o duelo decisivo contra a França, mas não esquece do futuro. Horas antes da estreia verde e amarela na Copa do Mundo, Austrália e Coreia do Sul se enfrentam. O vencedor cruzará o caminho do vitorioso da partida entre Brasil e França, já pela fase semifinal da competição.

— Quando nossos possíveis adversários na próxima fase estiverem jogando, estaremos no aquecimento, focados no jogo contra a França. Mas teremos olheiros observando as duas equipes —, avisa Muller.

Caminhada longa até a Copa do Mundo

Criada em 2007, a Seleção Brasileira de futebol americano só havia disputado amistosos até o confronto contra o Panamá. Presente ao longo de toda história do Brasil Onças, Bruno “Sapo” Rosa, é um dos jogadores mais experientes no selecionado para a Copa do Mundo 2015. O jogo contra a França é a realização de um sonho para ele e todos os demais atletas.

— Quando paro para pensar, passa um filme pela minha cabeça. Me vem imagens do nosso primeiro jogo com a Seleção, contra o Uruguai. Agora estamos prestes a gravar nosso nome em definitivo na história do futebol americano do Brasil, mas não foi fácil. Nos dedicamos muito, nos entregamos para poder representar nosso país na Copa do Mundo. Todos vamos realizar um sonho em breve, e queremos transformar esse sonho em uma bela campanha durante o Mundial —, planeja o cornerback.

A Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Futebol Americano de 2015, organizada pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), acontece entre os dias 8 e 18 de julho, na cidade de Canton, em Ohio, nos Estados Unidos. Todos os jogos serão no tradicional Estádio Tom Benson Hall of Fame (antes conhecido como Fawcett Stadium), local que recebe todo ano o primeiro jogo da NFL.

O Brasil está no grupo B da competição, ao lado de França, Austrália e Coreia do Sul. No grupo A estão Estados Unidos, México e Japão. A divisão se deu por base no ranking da IFAF, e como os brasileiros nunca disputaram uma competição oficial estão em último lugar na lista.