Sorocaba Vipers vence Joinville Gladiators e chega a final da Liga Nacional

O running back #21 Kaio Alves foi um dos destaques dos Vipers no duelo contra os Gladiators. Foto Geraldo Takanage/Overtime do FA

No sábado (21), o Sorocaba Vipers aproveitou falhas da defesa do Joinville Gladiators no último quarto para conquistar a vitória por 26 a 18, em partida válida pela semifinal da Liga Nacional. O confronto ocorreu no gramado da Facens, em Sorocaba.

Confira a tabela dos playoffs da Liga Nacional

Veja o calendário de jogos da Liga Nacional

O primeiro quarto foi dominado pelos Vipers, tanto que o time abriu uma diferença de 12 pontos com dois touchdowns. O primeiro veio de uma screen pass do quarterback #5 Jhonatan Leandro para o running back #21 Kaio Alves que percorreu 14yd pelo lado esquerdo até chegar a endzone. O segundo foi de uma big play em um deep pass de Johnatan que saiu da linha de 32yd do campo de defesa dos paulistas para o wide receiver #84 Adriano Bueno. Ambas as tentativas de try foram desperdiçadas.

No segundo quarto, os catarinenses controlaram as ações. Os glads chegaram ao empate com dois TDs seguidos. O primeiro em uma corrida de 1yd do quarterback #10 Bernardo Werner. O segundo veio de um passe em fly de 17yd para o wide receiver #11 Korea. Assim como os Vipers, o special team dos Gladiators perdeu os tries. 12-12.

Na volta do intervalo, as defesas tomaram conta da partida e o placar não foi alterado. Porém, no último quarto, os mandantes aproveitaram os vacilos dos visitantes e anotaram mais dois touchdowns. O running back #34 Leandro Goes encontrou uma brecha no gap B e correu 1yd para ultrapassar a goal line. No 2pts conversion, o Jhonatan executou uma bootleg pela esquerda e enganou o ST dos glads para colocar mais dois pontos na conta. Em seguida, uma big play de um passe de 31yd yd de Jhonatan achou Bueno na endzone. Desta vez, o long snapper errou o hike e o extra point foi perdido.

Os Gladiators ainda descontaram com mais um touchdown, em uma conexão de 8yd de Werner para o wide receiver #89 Rafael Junckes. Entretanto, era tarde demais para esboçar uma reação. A equipe ainda tentou um onside kick que terminou sem sucesso. Final 26-18.

Com o resultado, o Sorocaba Vipers vai a sua primeira final de uma competição nacional. Os paulistas terão pela frente o Campo Grande Predadores, que bateu o Brasília Leões de Judá por 31 a 13, em Gama. A final da Liga Nacional está agendada para os dias 5 ou 6 de dezembro. O mando de campo ainda será definido pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).

Assista o confronto entre Vipers vs. Gladiators