May 18, 2022
BFA logo 2020

BFA 2022 planeja ter 60 equipes e novo formato de disputa

Tempo aproximado de leitura:2 minutos, 42 segundos

Em contato com a gestão do Brasil Futebol Americano (BFA), o Futebol Americano no Brasil traz o novo formato de disputa para a próxima temporada. Com o planejamento de ter 60 equipes, a Liga BFA não terá mais Elite e Acesso, dividindo todas as equipes em grupos dentro das conferências.

Saiba como foi a temporada 2019 do BFA

Dessa forma, as Conferências Sul, Sudeste e Nordeste terão um formato de disputa parecido. Todos serão divididos em três Grupos A, B e C, onde o Grupo A será formado pelas equipes que chegaram à semifinal da edição anterior do torneio, o Grupo B será formado pelas equipes remanescentes da Elite e o Grupo C será formado pelas equipes que jogaram o Acesso. Cada equipe fará cinco jogos, sendo três dentro da sua própria chave e um em cada outro grupo. Por exemplo: uma equipe do Grupo A enfrenta três equipes do seu grupo, uma equipe do Grupo B e uma equipe do Grupo C.

As duas melhores equipes do Grupo A se classificam para a semifinal de forma direta, garantindo o mando de campo. Nos confrontos de wildcard, o terceiro do Grupo A recebe o segundo do Grupo B e o primeiro do Grupo B recebe o primeiro do Grupo C. Ao todo, serão 14 equipes no Sul, 16 no Sudeste e 17 no Nordeste.

Já nas Conferências Centro-Oeste e Norte, algumas mudanças. Na primeira, serão dois grupos, um com equipes do Mato Grosso e outro com equipes do Distrito Federal, totalizando nove equipes. O melhor de cada grupo se enfrenta na semifinal. Já no Norte, quatro equipes disputam três partidas e o primeiro e o segundo colocado fazem a outra semifinal. Os vencedores da etapa de semifinal fazem um jogo eliminatório para ir aos playoffs nacionais.

Nos playoffs nacionais, o vencedor dessa partida eliminatória faz a semifinal contra o campeão do Sul, enquanto o campeão do Nordeste enfrenta o campeão do Sudeste.

— Esse novo formato clusteriza os times em diferentes grupos de acordo com desempenho anterior, mas dá a todos a chance de chegar ao título — afirma Marcel Dantas, presidente do BFA, se referindo à ideia de unir Elite e Acesso em um único formato.

A renovação na fórmula de disputa tende a atender uma demanda dos programas por suas questões financeiras e de logística, mesmo ainda em cenário de pandemia por SARS-CoV-2 – o vírus que causa a COVID-19.

— O maior desafio de montar o formato da temporada foi analisar as necessidades de cada região e considerar tudo para se chegar à proposta mais próxima do ideal. Outro ponto desafiador foi buscar entender a situação dos times após a pandemia, e para isso foi importante manter contato com alguns times em cada região para entender os cenários — esclarece Dantas.

A Liga BFA também tem datas marcadas para o campeonato feminino. As cinco equipes devem fazer quatro partidas, sendo duas como mandantes e duas como visitantes. Os jogos devem iniciar no fim de junho e a grande final está marcada para o dia 12 de novembro entre os dois melhores times da temporada regular. Já o campeonato masculino deve começar no fim de maio e tem o Brasil Bowl marcado para o dia 19 de novembro.

Sobre o autor

Leonardo Siqueira

Jornalista. Produtor de conteúdo no Futebol Americano Brasil. Assessor de Imprensa da Federação Paranaense de Futebol Americano
Happy
Happy
6 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
77 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
16 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *