July 23, 2021
Canoas Jaguars realiza atividades físicas com roster reduzido. Foto Jaguars/Divulgação/Futebol Americano Brasil

Canoas Jaguars retoma atividades durante pandemia e projeta futuro próspero

Tempo aproximado de leitura:4 minutos, 5 segundos

Canoas Jaguars realiza atividades físicas com roster reduzido. Foto Jaguars/Divulgação/Futebol Americano Brasil

Fundado em 2015, o Canoas Jaguars sempre foi um daqueles cases tão conhecidos do futebol americano praticado no Brasil: o time se organiza, forma jogadores e os perde para outras equipes mais estruturadas financeiramente. Mas, isso parece estar ficando no passado dos Jaguars. Com uma estrutura administrativa mais atuante, o clube tem usado o período sem jogos oficiais devido à pandemia da SARS CoV-2 – o vírus que causa a COVID-19 – para organizar a casa.

Saiba como seria o chaveamento do Campeonato Gaúcho de 2020

Mais atuante também nas redes sociais, com engajamento em causas nobres como o Outubro Rosa e Novembro Azul, os Jaguars vêm tentando se estabelecer dentre os grandes times do cenário do futebol americano do Rio Grande do Sul. Isso tudo faz parte da estratégia de crescimento da equipe, projetada pelo presidente Robson Rosa e sua equipe diretiva.

Rosa está na direção da equipe desde o início e conta que precisou readequar seus pensamentos para fazer dos Jaguars um time mais competitivo esportivamente.

— Por muito tempo acreditei em fornecer os equipamentos e tocar um projeto de formação do indivíduo. Isso fez com que não conseguíssemos levar o time para um nível competitivo. Foi o que nos fez perder grandes atletas e acabar por se tornar uma escolinha para outros times. Não tenho vergonha e nem medo de dizer que foi o meu entendimento inicial que fez isso acontecer, mas, agora planejamos uma mudança significativa de pensamento — abordou.

O processo de mudança do mindset na gestão entrou em curso durante o segundo semestre de 2020.

— Essa reestruturação ainda está em curso. Principalmente por estarmos em um ano tão atípico. Então, essa parada fez com que a nova administração acertasse alguns projetos, alinhasse o pensamento e tivesse um foco maior para 2021. A mudança começou justamente na nova diretoria, na descentralização da presidência, para cada vez dar um tom mais profissional e comprometido com o projeto da equipe. A partir daí o foco foi na mentalidade do plantel — comentou Daniel Castro, linebacker e diretor de marketing da equipe.

A reestruturação durante a pandemia

Com o cancelamento de atividades físicas ao ar livre, promovendo o distanciamento físico como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, todos os times passaram por reformulações e iniciativas diferentes para que o ano não fosse desperdiçado. O Canoas Jaguars realizaram treinamentos on-line, aprimoraram o playbook, além de incentivar o seu estudo por parte do plantel de jogadores, sobretudo, mostrando o esporte aos jogadores do roster que ainda não tinham tanta familiaridade com o futebol americano.

— Quando a prefeitura liberou o retorno de práticas esportivas nos parques da cidade, fizemos alguns treinos físicos com um número limitado de jogadores e seguindo o distanciamento e todos os cuidados recomendados pelos órgãos públicos — revelou Castro.

Metas no horizonte

Castro vai além e ainda revelou quais as expectativas para as próximas temporadas do Canoas Jaguars.

— Estamos no meio de um processo de entendimento da equipe esportiva, alinhando o trabalho da direção com o que será aplicado no campo. Nossa meta para 2021 é primeiramente colocar em prática algumas táticas de treinamento e gestão da equipe, fechar a lista de jogadores do plantel, e lançar nossa nova identidade visual, que vem desde o nosso logo, até refletir no layout dos novos uniformes. Planejamos um tryout assim que possível, tendo em vista as questões sanitárias para acolhermos novos jogadores para complementar o elenco. Hoje a mentalidade é essa: buscar uma equipe coesa, forte e competitiva, trabalhar para vencer. O treinamento é para vencer, e vamos focados nisso — explicou.

Rivalidade com o Canoas Bulls

Rosa relata que a chegada do Canoas Bulls à cidade aumentou o desejo e a competitividade da equipe.

— Os Bulls estarem em Canoas fez a gente crescer e evoluir. A história e glórias deles não cabe a nós pensarmos; o que temos que fazer é nos preparar para quando chegar o dia, possamos enfrentar eles ou qualquer outro time de forma equilibrada. Sendo sincero, só tenho a agradecer, porque no Campeonato Gaúcho de Futebol Americano de 2018 eles nos ajudaram e deram seu apoio para o clube, então, só podemos agradecer. Isso, claro, até a bola voar. Dentro do campo, os agradecimentos ficam para depois e queremos estar capacitados para jogar um bom jogo diante deles quando nos enfrentarmos — projetou.

O Canoas Jaguars disputou oficialmente apenas duas partidas desde a sua criação, em março de 2015, e foi pela fase de classificação do do certame estadual na temporada de 2018, sendo derrotado diante do Viamão Raptors pelo placar de 53 a 7 e do Buriers Football por 67 a 6, ficando, assim, fora da fase regular. Em 2020,os Jaguars estiveram presentes na edição do Campeonato Gaúcho de Madden 20, chegando à final, sendo representado pelo player João Pouey e perdendo para o Venâncio Aires Bulldogs.

Sobre o autor

Leonardo Oberherr

Repórter e narrador. Graduando em Jornalismo pela Unisinos. Fundador do Portal Obertime
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *