CBFA divulga calendário da Superliga 2016

30 equipes estão na elite da competição chancelada pela CBFA

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) divulgou na manhã desta terça-feira o calendário de jogos da temporada 2016 da Superliga Nacional. A edição deste ano terá quatro conferências, diferente dos anos anteriores, quando era dividida em Centro-Sul e Nordeste. As chaves estão separadas em Sul, Leste, Oeste e Nordeste. Cada grupo é subdivivido em duas divisões: intituladas como A e B.

Confira as conferências da Superliga Nacional

Esta é a primeira edição de um certame nacional unificado, desde a extinção do Torneio Touchdown. Pela primeira vez será decretado um único campeão brasileiro.

A temporada regular inicia no dia 9 de julho e encerra no dia 9 de outubro. Serão 12 semanas de futebol americano de nível nacional. Ao todo, 90 jogos na temporada regular até se classificarem 16 times – os campeões de cada divisão e mais as melhores campanhas dentro das conferências – que disputarão os playoffs.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, Guto Sousa, destaca como grande atrativo da competição justamente a força dos clubes e um início de campeonato que já promete ser bastante disputado.

– A unificação da competição fortaleceu o futebol americano no Brasil. E já na estreia teremos bons confrontos, como o clássico paranaense, que promete ser eletrizante; e o duelo entre Vila Velha Tritões e Flamengo. Acredito também que vamos ter um grande equilíbrio no Nordeste. Além de paraibanos e pernambucanos virem mais uma vez forte, o Ceará Caçadores deve entrar forte na briga – avaliou.

A fórmula adotada CBFA é de seis jogos na temporada regular. Cada equipe fará três partidas como mandante e três como visitante. Os times jogam entre si dentro de sua divisão e mais três jogos da outra divisão da mesma conferência, em turno único – as únicas exceções são no Sul e Nordeste, onde todos jogarão contra todos.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment