Direção da SPFL lança a temporada 2020 no Estádio do Morumbi

Temporada 2020 da SPFL será a maior em número de equipes participantes na história. Foto Caio Souza/Divulgação/Futebol Americano Brasil

A São Paulo Football League (SPFL) realizou, nesta sexta-feira (28), a festa de lançamento da temporada 2020, que será a maior da história dos estaduais de futebol americano no Brasil. Com 30 equipes divididas em três divisões (Diamante, Ouro e Prata), o Campeonato Paulista de Futebol Americano chega a seu 11º ano com muitas novidades, além da parceria garantida com a Band Sports, que fará a transmissão de dez jogos desta temporada.

Saiba como foi a temporada 2019 da SPFL

A Série Diamante 12 equipes divididas em dois grupos com seis equipes, onde todos jogam contra todos de seus respectivos grupos.

Grupo A: Rio Preto Weilers (atual campeão estadual), Jundiaí Ocelots, Santos Tsunami, Leme Lizards, São Paulo Spartans e Barueri Guardians (atual campeão da Série Ouro).

Grupo B: Corinthians Steamrollers, São Paulo Storm, Limeira Tomahawk, São Paulo Monsters, Guarani Indians e São José Jets.

Os líderes de cada grupo após a temporada regular se classificam direto para a fase semifinal, enquanto o segundo e terceiro colocado de ambos os grupos se enfrentam na fase de wildcard.

As duas equipes de piores campanhas durante a temporada regular, jogarão a Série Ouro em 2021, assim como os dois finalistas da Série Ouro, passarão a integrar a Série Diamante.

A Série Ouro também contará com doze equipes, porém divididas em três grupos com quatro times cada.

Grupo A: Ponte Preta Gorilas, Mauá Vikings, Santo André Werewolves e a equipe de desenvolvimento do Corinthians Steamrollers.

Grupo B: São Roque Fighters, São Bernardo Avengers, Tatuapé Black Panthers e a equipe de desenvolvimento da Portuguesa Futebol Americano.

Grupo C: Barões de Ribeirão Preto, Prudente Thunders, Franca Carrascos e Monte Alto Rippers.

As equipes jogarão contra os adversários de seus respectivos grupos. Porém, a estrutura de grupos é válida apenas para definir os confrontos da temporada regular: na classificação será usado o sistema de pontos corridos, numa tabela única, independente dos grupos.

As duas melhores equipes na classificação geral se classificam automaticamente para a semifinal. A terceira equipe com melhor pontuação, enfrentará a equipe da sexta posição no wildcard, enquanto o quarto colocado enfrentará o quinto colocado.

Os dois finalistas da Série Ouro 2020 garantirão o acesso a Série Diamante em 2021, enquanto as duas equipes que terminarem a fase regular nas duas últimas posições, serão rebaixadas para a Série Prata de 2021.

A novata Série Prata contará com 6 equipes, divididas em dois grupos com três equipes cada.

Grupo A: Araras Steel Hawks, Caraguá Ghostship e Cruzeiro Guardians.

Grupo B: Assis Captains, equipe de desenvolvimento do Tatuapé Monsters e o ABC Corsários All Blacks.

As equipes de cada grupo jogam entre si, para definir os times que disputarão os playoffs. Ao final da fase regular, os líderes de cada chave se classificam automaticamente para a fase semifinal, enquanto as equipes que terminarem em segundo e terceiro lugar, disputam as outras vagas duas vagas para a semifinal.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment