Documentário ‘Primeira pro Fim – A história da LFA’ está disponível no YouTube

Zanon foi um dos jogadores selecionados no draft da LFA. Imagem reprodução/Futebol Americano Brasil

Os idealizadores do documentário Primeira pro Fim – A história da LFA, os jornalistas Anderson Spessatto e Leonardo Lorenzoni disponibilizaram na íntegra, na plataforma do YouTube, a película que conta a saga das pessoas que foram envolvidas no que seria o primeiro certame nacional de futebol americano profissional: a Liga de Futebol Americano – conhecida popularmente como LFA.

Confira a classificação do BFA

A LFA surgiu em 2012 como uma liga profissional e com um grande projeto para o futebol americano no Brasil. Ela seria lançada em 2013 e prometia salários, arena oficial em São Paulo, draft ao vivo e grandes patrocinadores.

Desta lista, somente o evnto do draft foi realizado. Mas, antes da sua primeira partida, e há poucos dias do seu lançamento, a empresa que gerenciava a organização cancelou a temporada.

Com o intuito de investigar o caso, Spessatto e Lorenzoni aprofundam o tema e tentaram esclarecer os bastidores da LFA.

O documentário traz o relato de diversos personagens-chave para a criação e desenvolvimento da liga, como o signal caller e diretor de operações da LFA, o americano Casey Frost. Os jogadores Victor Hugo, Bruno Santucci, Vinicius Zanon, Vinicius Araújo, Leandro Fratini e Adan Rodriguez também contam suas histórias relacionadas a liga.

A LFA é uma importante parte da história do futebol americano no Brasil. Tanto pela ambição de seus idealizadores, quanto pelo desenvolvimento que traria para a modalidade em nível técnico e de estrutura. Ela deixou um legado, mesmo sem ter existido fora do papel.

Assista o documentário na íntegra

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment