Extra points vêm sendo um problema na Superliga Nacional

Rafael Bandeira tenta a execução do XP para o Recife Mariners. Foto Tiago Giordani/Mariners

Apesar de apenas duas rodadas da Superliga Nacional terem sido realizadas, não restam dúvidas que o primeiro campeonato unificado de futebol americano do Brasil está sendo um sucesso. Bons públicos, resultados inesperados e alto nível técnico são apenas alguns dos fatores que comprovam esta afirmativa.

Confira a classificação da Superliga Nacional

No entanto, para os kickers, o torneio não vem tendo o aproveitamento esperado em um fundamento: os extra-points. O Blog Touchdown fez o acompanhamento de todas as pontuações das duas primeiras semanas de jogos e identificou que os índices de erros foram consideráveis.

Ao todo, de 87 tentativas nas quatro conferências, 26 não entraram entre as traves. Os números representam uma margem de falha de 29% nos chutes. Num torneio nivelado como o desta temporada, não se pode negar que deixar de pontuar pode custar a vitória.

Um bom exemplo para ratificar isto aconteceu em duas partidas, que foram decididas por apenas dois ou três pontos na primeira rodada. O Minas Locomotiva perdeu para o Botafogo Reptiles por 35 a 32, enquanto o Timbó Rex – campeão do último Torneio Touchdown – foi derrotado pelo São José White Sharks Istepôs por 21 a 19.

Curiosamente, a Conferência com o pior aproveitamento é justamente a que foi decidida por um kicker no ano passado: a Nordeste. Em 2015, pela final do campeonato regional, Diego Aranha, do João Pessoa Espectros, acertou um field goal de 52 jardas contra o Recife Mariners, na Arena Pernambuco. Neste ano, de 21 touchdowns marcados na região, apenas seis foram bons.

Conferência Nordeste

21 touchdows
2 conversões de dois pontos
6 extra points

Conferência Leste

33 touchdowns
3 conversões de dois pontos
23 extra points

Conferência Oeste

22 touchdowns
0 conversões de dois pontos
14 extra points

Conferência sul

26 touchdowns
0 conversões de dois pontos
18 extra points

Total

102 touchdowns
87 tentativas de extra-point
61 extra points certos
26 extra points errados

Texto Haim Ferreira/Touchdown

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

COMMENTS

Leave a Comment