FGFA: Curiosidades sobre a semana 1 do campeonato gaúcho 2019

Confira algumas curiosidades dos programas de futebol americano da FGFA

Embora na National Football League (NFL) exista a tradição da equipe campeã realizar a partida de abertura da temporada no ano seguinte, este acontecimento não é regra no Rio Grande do Sul e na Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA).

Confira o calendário de jogos do campeonato gaúcho 2019

O Santa Maria Soldiers será o primeiro campeão a abrir o campeonato seguinte desde a temporada 2014, onde os próprios Soldiers jogaram a partida inaugural contra o Santa Cruz Chacais, também fora de casa. Na ocasião, os defensores do título foram derrotados por 22 a 6.

O Armada Lions Futebol Americano tenta quebrar um dos tabus mais duradouros do futebol americano gaúcho. A última vez que o Santa Maria Soldiers foi derrotado em uma partida oficial por uma equipe de Porto Alegre ocorreu em 2012, contra o Porto Alegre Pumpkins: 13 a 0, em jogo disputado em Santa Maria válido pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, são 14 vitórias seguidas dos soldados.

Em jogos da temporada regular do campeonato estadual, o retrospecto da equipe do Santa Cruz Chacais impressiona. Desde que o modelo de fase de grupos foi implementado em 2016, os Chacais acumulam seis vitórias e nenhuma derrota em jogos com o mando de campo durante a temporada regular.

Por outro lado, o Canoas Bulls acumula campanhas positivas nas últimas edições do campeonato gaúcho. De 2016 para cá, nada menos do que seis jogos dos Bulls foram decididos por cinco ou menos pontos. Foram quatro vitórias: São Leopoldo Mustangs em 2016, Porto Alegre Gorillas em 2017, Carlos Barbosa Ximangos e Buriers Football em 2018; e duas derrotas Ijuí Drones em 2017 e Armada em 2018). Nenhuma outra equipe teve mais do que quatro jogos decididos desta maneira.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment