FGFA lança a temporada 2019 da Copa RS

Emblema da Copa RS. Arte Gorilla Design/FGFA/Futebol Americano Brasil

A Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) anunciou o calendário para a temporada 2019 da Copa RS, as equipes participantes e o formato do certame. Assim como desde a primeira edição, realizada em 2017, a competição terá quatro programas. São eles: Bento Gonçalves Snakes, Carlos Barbosa Ximangos, Gravataí Spartans e Ijuí Drones.

Saiba como foram as edições da Copa RS

A competição terá o arranque no dia 5 de outubro e a final está pré-agendada para o dia 30 de novembro. A fórmula segue das edições anteriores, onde todos jogam contra todos em turno único. Os dois primeiros colocados da etapa regular se classificam para a final.

Nesta quarta temporada, os Ximangos são a equipe com mais participações. O programa da Serra Gaúcha já esteve em três edições e é o atual vice-campeão. Enquanto que os Snakes voltam a disputar o torneio. Em 2016, a equipe conquistou o vice. Por outro lado, tanto os Drones quanto os Spartans estreiam no certame.

Calendário de jogos

5 de outubro – Drones vs Ximangos
6 de outubro – Snakes vs Spartans
19 de outubro – Drones vs Snakes
20 de outubro – Ximangos vs Spartans
9 de novembro – Spartans vs Drones
10 de novembro – Snakes vs Ximangos
30 de novembro – final

O histórico da competição

Ao todo, oito equipes já disputaram a Copa RS na história. Cabe ressaltar que este número leva em conta a mudança de nome do programa de uma edição para outra. São eles: Bento Gonçalves Snakes, Carlos Barbosa Ximangos, Erechim Coroados, Porto Alegre Warriors/Cruzeiro Lions, Santa Maria Soldiers, São Leopoldo Mustangs/Buriers Football,
Venâncio Aires Bulldogs e Viamão Raptors.

Gravataí Spartans e Ijuí Drones aumentarão este dado para dez este ano.

A Copa RS terá um novo campeão. Também cabe ressaltar que o campeonato jamais teve um time que a venceu em duas oportunidades. O Santa Maria Soldiers levantou o caneco em 2016, o Venâncio Aires Bulldogs em 2017, e o Cruzeiro Lions em 2018.

Os vencedores

2016 – Santa Maria Soldiers campeão, Bento Gonçalves Snakes vice;
2017 – Venâncio Aires Bulldogs campeão, Porto Alegre Warriors vice;
2018 – Cruzeiro Lions campeão, Carlos Barbosa Ximangos vice.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment