FGFA: Vem aí a décima primeira edição do campeonato gaúcho

Edição 2019 do campeonato gaúcho da FGFA começa com dois jogos neste final de semana. Foto montagem Henrique Bregão/Arquivos pessoais

A temporada 2019 do campeonato gaúcho está para começar. Neste sábado (9), o Armada Lions Futebol Americano recebe o atual pentacampeão estadual Santa Maria Soldeirs, no kickoff da décima primeira edição do certame da Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA). O encontro está agendado para as 14h, no estádio do Nacional, em São Leopoldo. No domingo (10), será a vez do Santa Cruz Chacais encarar o Canoas Bulls, no encerramento da semana 1. O jogo está programado para as 14h, no estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul.

Confira o calendário de jogos do campeonato gaúcho

O encontro entre Armada Lions e Soldiers é válido pelo Grupo C. O Santa Maria Soldiers irá disputar o seu oitavo estadual seguido, do qual a única equipe a disputar todos os campeonatos estaduais da modalidade full pads. Já o Armada Lions disputará seu primeiro estadual sob este nome: a equipe surgiu em 2018 após a fusão entre o Cruzeiro Lions e Armada Futebol Americano.

No total, o Armada Lions é herdeiro da tradição de cinco equipes em competições full pads: Porto Alegre Warriors, Cruzeiro Lions, Porto Alegre Pumpkins, Restinga Redskulls e Armada Futebol Americano.

Destas equipes, apenas o Porto Alegre Pumpkins enfrentou o Santa Maria Soldiers em jogos oficiais. Foram seis confrontos pelo certame estadual, com cinco vitórias do time de Santa Maria e uma vitória da equipe de Porto Alegre. Em competições nacionais, foram outros seis confrontos, com quatro vitórias dos Soldiers e duas vitórias dos Pumpkins.

No outro duelo, Chacais e Bulls, pelo Grupo B possuem um longo histórico de confrontos, desde a categoria no pads. Nos campeonatos full pads, as equipes se enfrentaram duas vezes: pelo campeonato gaúcho e pela Copa Sul de 2017. Ambos os jogos ocorreram em Santa Cruz do Sul e tiveram vitória da equipe da casa.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment