FPFA interrompe a temporada 2020 do campeonato paranaense masculino e feminino

Na tarde desta sexta-feira (7), a direção da Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA) emitiu uma nota sobre a interrupção definitiva da temporada 2020 do campeonato paranaense – tanto o masculino, quanto o feminino. A entidade ressalta que a decisão segue as orientações dos órgãos de saúde estaduais.

Veja como está a classificação do campeonato paranaense masculino até o momento
Veja como seria o calendário de jogos do campeonato paranaense feminino

Leia a nota da FPFA na íntegra

“Conforme orientações dos órgãos de saúde competentes no território paranaense, bem como as consequências da pandemia para as famílias amantes do Futebol Americano e, ainda, o caráter amador do nosso esporte, a FPFA vem por meio desta informar que o Campeonato Paranaense de Futebol Americano – Edição 2020 (Masculino e Feminino), paralisado temporariamente no mês de março, está DEFINITIVAMENTE INTERROMPIDO NO ANO DE 2020.

As definições sobre a disputa/retomada/novo campeonato em 2021 serão deliberadas nos próximos dias com os gestores das equipes federadas.

Vale ressaltar que o trabalho nos bastidores para a melhoria de nossas condições esportivas para 2021 estão à todo vapor.”

O Futebol Americano Brasil conversou com o presidente da FPFA, Jackson Bartnik, para entender melhor o cenário local. Ficou definido que não haverão eventos organizados pela federação até o final do ano.

— Em 2020 não terão jogos oficiais ou chancelados pela FPFA das equipes principais masculina e feminina, ambas da modalidade tackle. A diretoria, após inúmeras discussões pontuando diversos argumentos, entendeu que não há condições de retorno em 2020. A decisão foi tomada levando em conta, além das condições de saúde, a situação financeira de atletas e equipes e, também, o status físico dos atletas. Em nosso Estado, as academias e parques estão fechadas e a prática esportiva está bastante restrita. Sopesando todos esses argumentos foi decidido que não haverá jogo oficial em 2020 para as equipes principais, masculina e feminina — explicou.

Caso o certame seja retomado em 2021, há a opção dos resultados obtidos nesta temporada seguirem para o ano seguinte, com o intuito de evitar maiores custeios.

— A interrupção nos permitirá, se assim for a vontade dos times, retomar esse mesmo campeonato em 2021. Essa decisão será tomada em assembleia a ser realizada nos próximos dias pelas equipes filiadas. A FPFA está fazendo uma engenharia com o calendário de 2021 e apresentará os formatos possíveis para campeonatos, finalizar o de 2020 e ou o novo de 2021. As equipes decidirão — finalizou.

Quanto ao torneio U21, a Bartnik informou que a edição ainda está sob análise.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment