December 5, 2021
FPFA Federação Portuguesa de Futebol Americano Futebol Americano Brasil

FPFA muda fórmula de disputa do Torneio Fundadores de 2021

Tempo aproximado de leitura:2 minutos, 6 segundos

Diferentemente do planeado há alguns meses pela Federação Portuguesa de Futebol Americano (FPFA), a temporada 2021 do Torneio Fundadores terá uma diminuição de participantes, além da mudança na fórmula de disputa – algo inédito para as edições anteriores. A única manutenção nesta época será o kickoff, agendado para o dia 23 de outubro.

Saiba como foi a temporada 2019 do Torneio Fundadores

Ainda em setembro, o vice-presidente da FPFA, Pedro Alves, havia anunciado a participação de seis equipas, sendo elas: os Lisboa Devils, os Cascais Crusaders, os Lisboa Lions, os Lisboa Navigators, os Braga Warriors e os Paredes Lumberjacks. Entretanto, os dois representantes do Norte, Lumberjacks e Warriors, declinaram a presença na competição.

— Inicialmente, estava previsto a realização do torneio com 6 equipas, neste caso, nós, os Lumberjacks e as quatro equipas de Lisboa. Entretanto, os Lumberjacks tiveram de retirar a sua participação e, por causa disso, houve uma restruturação da competição. Restruturação, essa, que implicaria um esforço financeiro demasiado grande para nós, tendo em conta o período da paragem devido ao COVID-19 e à próxima época que se avizinha e que contará, provavelmente, com mais equipas e com um calendário alargado. Assim, depois de tentarmos que a estrutura se mantivesse relativamente inalterada em relação ao programa inicial, não tivemos outra solução que retirar, também, a nossa equipa da competição. Sendo assim, iremos organizar alguns amigáveis para substituir os jogos que seriam os do Torneio Fundadores, estando já à procura de adversários e das melhores datas para os fazermos — explicou o diretor de comunicação dos Warriors, Leandro Gonçalves.

Já os Lumberjacks informaram ao Futebol Americano Brasil que o começo tardio das atividades resultaram nos motivos da desistência .

— Não vamos estar porque iniciamos a nossa preparação muito tarde e não iríamos conseguir estar competitivos e por isso tomamos a decisão de apostar na preparação para o campeonato — responderam os representantes dos Jacks.

Por outro lado, com a saída destes dois programas, a FPFA teve de readequar a fórmula de disputa. As edições anteriores do Torneio Fundadores eram no sistema de playoffs. Para 2021, Alves apresentou o modelo de quadrangular e com turno único, onde os dois melhores times avançam para jogar a final.

O kickoff será entre Lisboa Navigators e Lisboa Lions, programado para acontecer às 15h, no Estádio José Ramos, em Lisboa . O segundo jogo é entre Cascais Crusaders e Lisboa Devils, às 20h, no Campo das Fontainhas, em Cascais.

Nota do autor: a partir do dia 12 de outubro, iremos atualizar com o calendário completo dos jogos da temporada regular.

Sobre o autor

Henrique Riffel

Jornalista e editor-chefe do Futebol Americano Brasil. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Famecos/PUCRS. Ex-colaborador do Pro Football e American Football International. Antigo produtor multimídia do Locast Project do MIT/EUA
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *