Porto Alegre Gorillas vira contra Juventude no thriller pela última vaga aos playoffs

Porto Alegre Gorillas vira contra Juventude no thriller pela última vaga aos playoffs


Porto Alegre Gorillas garante histórico favorável de 2-0 contra o Juventude. Foto Klaus Frantz/ContraCena Filmes/Futebol Americano Brasil

A partida que encerrou a temporada regular do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano não não podia ser diferente. Em disputa a última vaga aos playoffs da competição, o Porto Alegre Gorillas encerrou um tabu do Juventude como mandante na competição estadual – onde jamais havia perdido como mandante. Os porto-alegrenses venceram o rival da Serra Gaúcha de virada pelo placar de 24 a 20. O evento foi realizado neste domingo (28), no Centro de Treinamentos do Juventude, em Caxias do Sul.

Confira a classificação do Campeonato Gaúcho

O sucesso do jogo pareceu favorável aos mandantes. O Juventude inaugurou o placar com uma corrida de 3yd do tailback americano #24 Devion Young no C gap para touchdown, quando a chamada se deu a entender que seria uma inside zone run. O placekicker #7 Álvaro Fröhlich completou com o PAT. Mais tarde, o signal caller #1 Bruno Bortoluzzi, em empty backfield formation, bunch right e twins left, teve de sair em scramble do pocket, venceu dois tackles – um ainda no pcket e outro no Strong side – para furar a defesa rival, percorrer 9ys e anotar o touchdown. Novamente Fröhlich acertou o extra point.

A reação dos Gorillas ocorreu durante o segundo período. O programa de Porto Alegre chegou a ameaçar a meta de Caxias do Sul quando visitou a redzone, mas a unidade de defesa local tratou de forçar um turnover on downs. Na sequência, o quarterback #5 Pietro Balzano conectou um passe de 32ys para touchdown para o slot receiver #87 Pedro Boni, em post route em trips right. Balzano descontou com um passe para o receiver #13 Guilherme Carvalho no try. 14-8.

Na etapa complementar, o Juventude voltou a marcar com Young, em uma corrida offtackle no weak side de 57yd para touchdown, com direito a quebra de um tackle em open field. Desta vez, Fröhlich teve o arremate de bonificação bloqueado pelo special team adversário.

Pouco depois, a defesa púrpura colocou Fröhlich como punter em uma situação delicada de realizar o punt dentro da endzone. Para piorar o cenário dos donos da casa, o punt returner #19 Thiago Braga carregou a bloa até a linha de 6yd do campo de ataque. O drive foi capitalizado com uma corrida de Braga em offtackle no strong side, após sweep de Carvalho para a direita em trips right. Balzano encontrou Carvalho para a conversão de dois pontos.

Durante o último período, o Juventude teve a oportunidade de ampliar o marcador com um field goal de aproximadamente 38yd, porém, Fröhlich desperdiçou o arremate. Partindo para o all-in e com pouco tempo no relógio, o turnover contra os mandantes foi capital para o roster de Porto Alegre. Em uma 4th & goal, Balzano lançou para Carvalho como split end no canto da endzone. A virada foi sacramentada com o try de Balzano para Bone em in route. Final 24-20.

O Porto Alegre Gorillas finaliza a primeira etapa na segunda colocação do Grupo A com campanha de 2-1. O time da Capital avança direto à semifinal e aguarda os vencedores do wildcard.

Por outro lado, o Juventude termina na terceira posição com 1-2 e eliminado da competição, algo inédito na história do programa pelo estadual.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.


 Leave a Comment