July 23, 2021
Pottstown Firebirds serviu como equipa satélite do Philadelphia Eagles no final da década de 60. Foto pottstownfirebirds.org/Divulgação

Português desenvolve canal para contar a história do Pottstown Firebirds

Tempo aproximado de leitura:2 minutos, 8 segundos

Pottstown Firebirds serviu como equipa satélite do Philadelphia Eagles no final da década de 60. Foto pottstownfirebirds.org/Divulgação

O que faz um português nos Estados Unidos? Vê futebol Americano, com o passar do tempo fica um aficionado e neste caso, ficou em cargo da história de uma das melhores equipas da historia, estamos a falar dos Pottstown Firebirds que jogaram na Atlantic Coast Football Conference (ACFL), ganharam o campeonato em 1969 e 1970 e só existiram entre 1968-70, eram a equipa afiliada de desenvolvimento dos Philadelphia Eagles da NFL, e os rookies ou veteranos sem espaço iam para Pottstown, que fica a 45 minutos de Philadelphia, esta pequena cidade viu com a ajuda de Chuz Calvario, Al Cavallo e Ed Gruber a possibilidade de terem esta equipa.

O comissióonário precisava de gasolina em 1967 e parou em Pottstown, o dono da gasolineira era Chuz e ele pediu ajuda a Ed Gruber para terem dinheiro para competirem, Ed era o maior fabricante de roupa interior, por isso dinheiro não faltava.

A equipa surgiu com o treinador Dave Difilippo, que era ator e antigo jogador dos Eagles nos anos de 1940, com os anos disseram que eram melhor dos que atletas dos Eagles, mas os Eagles tinham medo de jogar e perder com Pottstown pois seria muito mau para eles.

Jogadores saíram de la para terem carreiras muito boas, Mark Kosmos ganhou três campeonatos no Canadá, Wade Key jogou vários anos nos Eagles, Bob Tucker jogou 11 anos na NFL entre o Minnesota Vikings e o New York Giants.

As camisolas e capacetes de jogo eram antigos equipamentos dos Eagles dados a eles, e jogavam no estadio do liceu local com menos de 6,500 de lotação.

Ed Sabol, dono da NFL Films, filmou a equipe em 1970 quando ganharam a ACFL e ganhou varios trófeus com esse decoumentário. Sabol voltou lá em 2000 para a reunião da equipa e para ver onde estavam os antigos jogadores, o quarterback entre outros era o “The King” Corcoran, ele era o rei de tudo com a sua personalidade maior do que o Joe Namath do New York Jets. Ele chegava aos jogos com altifalante no carro a anuciar “o rei chegou”.

Recentemente com a ajuda de pessoas que eram antigos jogadores, como Dave Musser, John Katch, Steve Cavallo, Tommy Davis, Bill Stetz, entre outros o lusitano Bruno Baltazar desenvolveu o site pottstownfirebirds.org, onde é possível comprar várias peças de coleção, camisolas de jogadores e capacetes. Baltazar ainda lançará um livro sobre o histórico dos Firebirds em dezembro de 2018.

Sobre o autor

Henrique Riffel

Jornalista e editor-chefe do Futebol Americano Brasil. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Famecos/PUCRS. Ex-colaborador do Pro Football e American Football International. Antigo produtor multimídia do Locast Project do MIT/EUA
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

2 thoughts on “Português desenvolve canal para contar a história do Pottstown Firebirds

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *