November 29, 2021
IFAF logo Futebol Americano Brasil

Revelado o documento do CAS sobre o caso IFAF New York contra Wiking

Tempo aproximado de leitura:3 minutos, 9 segundos

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS na sigla em inglês) enviou a sentença final às partes envolvidas no caso da International Federation of American Football (IFAF). A entidade esportiva repassou aos seus membros sobre a decisão.

A American Football International (AFI) – que é parceira do Futebol Americano Brasil – obteve uma cópia do documento de uma fonte anônima e escolheu publicá-la.

Esperando pela decisão do CAS

Já se passaram quase sete meses desde que anunciamos que o CAS decidiu em favor do grupo de nações que afirmou que Tommy Wiking havia renunciado como presidente do IFAF em 30 de abril de 2015 e que “todas e quaisquer ações” tomadas por Wiking como presidente ou em nome do IFAF são ‘nulos e sem efeito’.

Apenas nesta semana, foi levantada a dúvida sobre se o CAS havia realmente decidido sobre o assunto, já que não houve nenhum anúncio ao público. A veracidade de uma carta que Richard MacLean publicou afirmava que ele havia sido declarado o legítimo presidente da IFAF. Esta carta foi questionada por altas autoridades do futebol americano na Alemanha.

Robert Huber, presidente da American Football Verband Deutschland (AFVD), falou com o site alemão especialista no futebol americano, a ran.de.

— Infelizmente ninguém viu este veredicto pelo CAS. Você conheceu alguém que já viu? O AFVD enviou uma mensagem a Richard McLean exigindo provas de sua legitimidade como Presidente do IFAF, especialmente perguntando se esse veredicto realmente existe e se é acessível. Também dissemos a ele que estaríamos dispostos a conversar com qualquer um que fosse o presidente legítimo do IFAF. Estamos aguardando uma resposta, mas não estamos muito otimistas de que receberemos um resultado — comentou.

O documento de 50 páginas detalha cuidadosamente os eventos que levaram ao resigno de Tommy Wiking no Congresso da IFAF em 2015, realizado em Canton, no estado de Ohio, após a IFAF World Championship, ao qual descreve o cenário se desenrolou como um “golpe de estado”.

O documento revela o depoimento prestado por ambas as partes nas audiências do CAS realizadas em agosto e setembro de 2017, bem como as reivindicações e contra-reivindicações no caso.

Há resolução?

Com isso, a guerra que tem durado desde julho de 2015, e destruiu a comunidade internacional do futebol, vê um julgamento definitivo.

Este conflito, que foi desencadeado pelo cancelamento do Mundial de 2015 em Estocolmo e levou à divisão entre IFAF em facções IFAF Paris e IFAF New York, custou centenas de milhares de dólares de acordo com uma fonte, além de prejudicar o crescimento do esporte em todo o mundo.

Nações não poderiam agendar jogos com partidos diferentes por medo de sanções de ambos os lados.

IFAF European Championships de volta, mas sem a Alemanha

Espero que a comunidade internacional de futebol americano possa agora começar a se recuperar novamente. O progresso já começou. A IFAF European Championships está agendada para julho e agosto deste ano na Finlândia. Entre os participantes incluem a Áustria e Suécia – que apoiam Wiking – que se juntam a Dinamarca, Reino Unido e o país sede. A questão é: outros membros seguirão o exemplo e se reunir novamente?

A Alemanha não participará. Huber estava convencido que ninguém conversou com a federação alemã.

— Ninguém nos convidou. Nenhuma entidade na Alemanha foi contatada que haverá um campeonato na Finlândia, não há mensagem de nenhuma associação internacional — disse.

É claro que o veredicto do CAS não significa necessariamente que haja uma navegação suave pela frente. As federações da Alemanha, Holanda, Espanha e Bélgica permanecem à deriva, e o IFAF ainda deve enfrentar a ameaça de expulsão da Associação Global de Federações Internacionais do Esporte (GAISF na sigla em inglês – antiga Sports) devido a contas não pagas incorridas durante o reinado do agora disposto Wiking.

Leia o documento da decisão do CAS na íntegra

Sobre o autor

Henrique Riffel

Jornalista e editor-chefe do Futebol Americano Brasil. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Famecos/PUCRS. Ex-colaborador do Pro Football e American Football International. Antigo produtor multimídia do Locast Project do MIT/EUA
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *