
Revelado o documento do CAS sobre o caso IFAF New York contra Wiking
O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS na sigla em inglês) enviou a sentença final às partes envolvidas no caso da International Federation of American Football (IFAF). A entidade esportiva repassou aos seus membros sobre a decisão.
A American Football International (AFI) – que é parceira do Futebol Americano Brasil – obteve uma cópia do documento de uma fonte anônima e escolheu publicá-la.
Esperando pela decisão do CAS
Já se passaram quase sete meses desde que anunciamos que o CAS decidiu em favor do grupo de nações que afirmou que Tommy Wiking havia renunciado como presidente do IFAF em 30 de abril de 2015 e que “todas e quaisquer ações” tomadas por Wiking como presidente ou em nome do IFAF são ‘nulos e sem efeito’.
Apenas nesta semana, foi levantada a dúvida sobre se o CAS havia realmente decidido sobre o assunto, já que não houve nenhum anúncio ao público. A veracidade de uma carta que Richard MacLean publicou afirmava que ele havia sido declarado o legítimo presidente da IFAF. Esta carta foi questionada por altas autoridades do futebol americano na Alemanha.
Robert Huber, presidente da American Football Verband Deutschland (AFVD), falou com o site alemão especialista no futebol americano, a ran.de.
— Infelizmente ninguém viu este veredicto pelo CAS. Você conheceu alguém que já viu? O AFVD enviou uma mensagem a Richard McLean exigindo provas de sua legitimidade como Presidente do IFAF, especialmente perguntando se esse veredicto realmente existe e se é acessível. Também dissemos a ele que estaríamos dispostos a conversar com qualquer um que fosse o presidente legítimo do IFAF. Estamos aguardando uma resposta, mas não estamos muito otimistas de que receberemos um resultado — comentou.
O documento de 50 páginas detalha cuidadosamente os eventos que levaram ao resigno de Tommy Wiking no Congresso da IFAF em 2015, realizado em Canton, no estado de Ohio, após a IFAF World Championship, ao qual descreve o cenário se desenrolou como um “golpe de estado”.
O documento revela o depoimento prestado por ambas as partes nas audiências do CAS realizadas em agosto e setembro de 2017, bem como as reivindicações e contra-reivindicações no caso.
Há resolução?
Com isso, a guerra que tem durado desde julho de 2015, e destruiu a comunidade internacional do futebol, vê um julgamento definitivo.
Este conflito, que foi desencadeado pelo cancelamento do Mundial de 2015 em Estocolmo e levou à divisão entre IFAF em facções IFAF Paris e IFAF New York, custou centenas de milhares de dólares de acordo com uma fonte, além de prejudicar o crescimento do esporte em todo o mundo.
Nações não poderiam agendar jogos com partidos diferentes por medo de sanções de ambos os lados.
IFAF European Championships de volta, mas sem a Alemanha
Espero que a comunidade internacional de futebol americano possa agora começar a se recuperar novamente. O progresso já começou. A IFAF European Championships está agendada para julho e agosto deste ano na Finlândia. Entre os participantes incluem a Áustria e Suécia – que apoiam Wiking – que se juntam a Dinamarca, Reino Unido e o país sede. A questão é: outros membros seguirão o exemplo e se reunir novamente?
A Alemanha não participará. Huber estava convencido que ninguém conversou com a federação alemã.
— Ninguém nos convidou. Nenhuma entidade na Alemanha foi contatada que haverá um campeonato na Finlândia, não há mensagem de nenhuma associação internacional — disse.
É claro que o veredicto do CAS não significa necessariamente que haja uma navegação suave pela frente. As federações da Alemanha, Holanda, Espanha e Bélgica permanecem à deriva, e o IFAF ainda deve enfrentar a ameaça de expulsão da Associação Global de Federações Internacionais do Esporte (GAISF na sigla em inglês – antiga Sports) devido a contas não pagas incorridas durante o reinado do agora disposto Wiking.
Leia o documento da decisão do CAS na íntegra
Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.
Average Rating