Em publicação da USA Football, Vin Sehgal dá sete razões para que crianças iniciem o quanto antes a prática do futebol americano na modalidade tackle. Com a aproximação da temporada do principal campeonato do mundo: a National Football League, muitos pais ficam em dúvida em colocar os seus filhos ao risco de lesões. A USA Football apresenta uma lista se é ou não uma decisão sábia dos pais.
Os riscos superam os benefícios?
Com o crescimento exponencial da prática em solo brasileiro, já aparecem motivos para que as crianças sejam iniciadas ao futebol americano com o uso dos equipamentos. Aqui serão apresentadas sete razões, de acordo com a Youth Football Online e USA Football para a iniciação no esporte o mais cedo possível.
- Aprender técnica de bloqueio adequada em uma idade precoce, progressivamente ao longo do tempo, resulta em maior técnica de bloqueio em uma idade mais tarde. Ao aprender a técnica adequada e ganhando confiança cedo, as crianças aprendem a ter menos medo do contato. De acordo com um artigo da Academia Americana de Pediatria, as crianças que não têm um controle sobre como lidar com o contato até aos 13 anos de idade podem representar um risco para si mesmos e outras crianças no campo de futebol.
- As práticas de futebol americano são de maior intensidade e exigem um maior grau de fisicalidade. Um único abordar o jogo de futebol é uma complexa série de movimentos que exigem braços, pernas, ombros, quadris e outras partes do corpo para estar em sincronia – por 11 pessoas em um lado do campo. A modalidade tackle se diferencia muito do 7-on-7 do flag football, que se concentram principalmente na velocidade e algumas técnicas semelhantes para jogadores de habilidade. Introdução ao treinamento de força também é um subproduto de vários drills. Aprender cedo ajuda os atletas jovens na memória muscular necessária quando o jogo acelera.
- A tecnologia dos capacetes e equipamentos estão melhorando em um ritmo febril. Fabricantes de capacetes estão sendo orientados para a segurança. Estudos sobre segurança no futebol americano juvenil estão sendo realizadas em toda a América, em universidades de renome, com a única missão de melhorar a saúde e segurança do jogador. A ciência está a reagir à necessidade da demanda.
- Futebol americano tipo tackle oferece um desafio maior. As crianças são ensinadas a usar suas mãos, pés e mente sistematicamente – um desenvolvimento incrível de suas habilidades motoras em uma idade precoce. Ele infunde a disciplina em uma variedade de formas, a partir da linha de scrimmage. Vencer na linha de scrimmage requer grande esforço e força mental.
- Futebol americano fortalece o vínculo companheiro e de fraternidade. Como um jogador de linha ofensiva, você tem o dever de manter segura a sua equipe, sua banda de irmãos, para proteger o seu QB de ser atropelado. Isso, certamente, aperta o laço entre companheiros de equipe.
- Ligas de futebol par iniciantes têm regras definitivas sobre a quantidade de contato completo. Jovens treinadores de todo o país estão muito mais conscientes das exigências de segurança, graças a programas como o Heads Up da USA Football. Isso inclui prevenção de concussão, reconhecimento e consciência. Ligas que empregam Heads Up e limitam o contato tem visto um declínio de 76 por cento em lesões globais – incluindo uma redução de 34 por cento das concussões na prática e uma redução de 29 por cento dos abalos nos jogos. A segurança futebol americano juvenil é fundamental.
- Futebol americano na modalidade tackle ensina dureza e agressividade. O futebol em seu núcleo não é um esporte macio, e o contato é um aspecto pertinente do jogo. Há uma lição literal e figurativo sendo ensinado: quando você é derrubado, você deve se levantar. Esta é uma lição de vida que seu filho vai manter com ele para sempre.
Como acontece com qualquer esporte, aprendizagens fundamentais precoces são essenciais para o desenvolvimento do atleta. Crianças que jogam o tackle virão a aprender as várias lições de vida do esporte, incluindo disciplina, agressividade e trabalho em equipe em um nível maior do que possivelmente qualquer outro esporte, por causa do trabalho desenvolvido e da quantidade de tempo gasto na prática.
Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.
Excelente, galera. Futebol americano ensina valores pra vida inteira.