September 18, 2021
Fortino chega ao Vila Velha Tritões para substituir o compatriota Laparish Lewis que recebeu uma oferta para atuar no Minsk Zubrs. Foto Arquivo pessoal

Vila Velha Tritões confirma o ingresso do signal caller americano Niko Fortino para a temporada 2018 do BFA

Tempo aproximado de leitura:2 minutos, 49 segundos

Fortino chega ao Vila Velha Tritões para substituir o compatriota Laparish Lewis que recebeu uma oferta para atuar no Minsk Zubrs. Foto Arquivo pessoal

Mesmo sem compromissos oficiais neste primeiro semestre, a pré-temporada do Vila Velha Tritões segue agitada. No último final de semana aplicaram um blowout contra o Macaé Oilers por 39 a 8, em um amistoso jogado no Espírito Santo. Nesta quarta-feira (25), a diretoria anunciou o acerto com o signal caller americano Niko Fortino para disputar o Brasil Futebol Americano (BFA), no segundo semestre.

Saiba como foi a temporada 2017 do BFA

Fortino tem 23 anos, 1.83m e 90kg. O atleta iniciou a carreira no Diablo Valley College em 2012. Pelo DVC VikingsCalifornia Community College Athletic Association (CCCAA), Big 8 Conference – jogou até o ano de 2013. Em 2015 ingressou na Lewis & Clark College, quando atuou pelo LC PioneersNCAA Division III, Northwest Conference – até o ano de 2016.

No ano seguinte, fechou contrato com a equipe Berlin Adler, da German Football League (GFL) – a primeira divisão do campeonato alemão. Pelo Adler disputou 11 partidas, onde anotou 1.989 jardas de passe e 11 touchdowns.

Neste mesmo ano, chegou a participar do NFL Regional Combine, em Seattle/Washington. Além o tryout da CFL.

O último programa de futebol antes de ingressar nos Tritões foi o Aix-en-Provance Argonautes, que disputa a Ligue Élite de Football Américain do campeonato francês.

Em sua passagem pela Alemanha, o sistema do Adler operava com Fortino em gun, spread offense, single set back formation e com pacotes de RPO. A direção capixaba filtrou uma lista com 15 nomes para a posição, com o intuito de voltar mais às origens da filosofia de jogo implantada pelo coach americano Daniel Levy.

— O Niko foi filtrado pelo nosso setor de inteligência, que trabalhou muito após temporada de 2017. Sentimos a necessidade de voltar ao estilo de jogo que mais se adequava aos Tritões, e o Niko adquiria todas as características necessárias para reconstrução do nosso estilo de jogo. Ano passado tentamos trabalhar com o triple option depois de anos trabalhando com spread offense e read option, conceitos implantados na época do Daniel Levy, mas mesmo indo à final de conferencia, não conseguimos nos adaptar bem e existia uma insatisfação do próprio torcedor dos Tritões — disse o coordenador ofensivo Rodrigo Salimena.

Após a saída do quarterback americano LaParish Lewis, que aceitou uma proposta para atuar no Belarus, a substituição natural seria Altivo “Tivim” Ribeiro. Porém, questões extracampo apontaram para uma solução externa da direção dos Tritões.

— o Tivim é um cara sensacional, tem um entendimento do jogo como poucos, mas infelizmente por fatores externos, faculdade e trabalho não pode assumir compromissos com os Tritões nessa temporada — explicou o treinador.

O americano também assumirá o compromisso de auxiliar no desenvolvimento de prospectos no programa de futebol dos Tritões.

— Por ser um atleta que possui vários atributos e conhecimento, ele irá desenvolver em conjunto com a comissão técnica um programa de formação de novos quarterbacks. Temos uma boa safra para os próximos anos. Nomes como: Patrick, Ximenes, além de outros. Fortino, sem dúvidas, será um elemento fundamental na formação deles, além de ser o nosso signal caller — finalizou Salimena.

Ainda não há uma data definitiva para a chegada de Fortino ao Espírito Santo.

Assista os highlights de Fortino no Adler

Sobre o autor

Henrique Riffel

Jornalista e editor-chefe do Futebol Americano Brasil. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Famecos/PUCRS. Ex-colaborador do Pro Football e American Football International. Antigo produtor multimídia do Locast Project do MIT/EUA
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *